São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
A partir de julho deste ano, os campeonatos da primeira divisão deverão ter mais uma autoridade em campo
Fifa institui a figura do quarto árbitro

RODRIGO BUENO
da Reportagem Local

A Fifa ainda fará experiências com dois juízes em campo, mas a entidade que rege o futebol mundial já instituiu o quarto árbitro.
No 113º Encontro Anual da International Board, entidade que regulamenta o futebol, foram definidas algumas alterações nas regras do esporte, entre as quais está a oficialização de mais uma autoridade em campo -já havia um árbitro e dois assistentes (""bandeirinhas").
O quarto árbitro terá como funções básicas verificar o equipamento dos reservas, especialmente as chuteiras, e controlar as pessoas que permanecem na área técnica.
Qualquer irregularidade deverá ser informada imediatamente ao juiz de uma partida.
Há um bom tempo, profissionais vêm fazendo esse tipo de trabalho nos jogos, mas não gozam de poder, não se dirigindo ao árbitro. Tanto que não integram o chamado ""trio de arbitragem".
Agora, o quarto integrante poderá informar ao juiz principal do jogo qualquer incidente e cobrar, por exemplo, uma expulsão, como já fazem os assistentes.
Por determinação da Fifa, todos os campeonatos de primeira divisão em todo o mundo deverão contar, a partir de julho deste ano, com esse quarto juiz.
O quarto árbitro atua na beirada do campo, operacionalizando as substituições de jogadores.

Status
Nos últimos anos, a Fifa vem tentando facilitar o trabalho dos juízes dando poderes aos auxiliares.
Nos últimos anos, o ""bandeirinha" ganhou status de ""assistente do árbitro", passando a interferir de forma mais incisiva na partida.
Hoje, os assistentes comunicam sistematicamente ao juiz qualquer exagero por parte dos atletas, em especial na área disciplinar.
O quarto árbitro tornou-se mais necessário após constantes problemas com membros de comissão técnica, que acabam extrapolando a área delimitada nas proximidades do banco de reservas.
A Fifa acabou ainda recentemente com o limite de cinco reservas, aumentando a concentração de pessoas nessa área técnica.
Assim como os jogadores, técnicos, auxiliares técnicos, massagistas e outros profissionais que ficam no banco de reservas podem ser expulsos pela arbitragem, caso cometam atos de indisciplina.
A partir do segundo semestre, a entidade que rege o futebol no mundo vai permitir experiências com dois juízes em uma partida, um em cada metade do campo.


Texto Anterior: Time estréia reforço no ataque
Próximo Texto: "Encenação" será punida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.