São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Encenação" será punida

da Reportagem Local

Entre as outras alterações de regras do futebol oficializadas pela International Board, em sua última reunião, a que mais tem chamado a atenção do presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, é a severa punição às ""encenações" dos jogadores.
O máximo dirigente do futebol está na Nigéria acompanhando o Mundial júnior e reiterou seu pedido para que os árbitros atuem com rigor quando um atleta ""cavar" faltas, tentando ludibriar o juiz.
Pela nova determinação da Board, toda simulação, por parte de um jogador, deve ser considerada conduta antiesportiva e resultar em sanção.
""Talvez, alguns árbitros não estejam aplicando essas instruções ainda. Mas eles deverão aplicar a regra", disse Blatter, que não tem gostado muito da atuação benevolente dos árbitros no Mundial júnior.
A bronca de Blatter não diz respeito apenas às simulações de faltas e pênaltis, que já foram muito comuns na Copa da França, no ano passado.
O presidente da Fifa quer punição severa também para atletas que simulem contusões.
""Em um minuto, parece que o jogador está morto no chão. Mas, quando ele é levado de maca para fora do gramado para ser tratado, ele salta de novo", disse Blatter.
Além da punição para as simulações, a nova ordem da Fifa é combater com rigor as entradas por trás, os carrinhos.
Pela nova determinação da Board, esse tipo de jogada é considerada agora como ""jogo brusco grave" e pede, necessariamente, punição com cartão.
Esse maior rigor será cobrado dos árbitros a partir de julho deste ano, quando começam efetivamente a vigorar as novas determinações da Board.
A Fifa liberou a realização de experiências com dois árbitros em campo, mas entidades interessadas em fazer testes deverão comunicar a entidade.
A Fifa também permitiu a adoção de regras adaptadas para competições de jogadores com menos de 16 anos ou com mais de 35 anos (veteranos).
Em torneios para tais faixas etárias, campos, bolas, traves, duração das partidas e o número de substituições poderão sofrer alterações. (RBu)


Com agências internacionais



Texto Anterior: Fifa institui a figura do quarto árbitro
Próximo Texto: Brasil sub-20 decide futuro na Nigéria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.