São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Figurinhas da Copa 2010

OS CRAQUES E NÃO TÃO CRAQUES DO MUNDIAL

LADO A

A fera

Alvaro Hernandez/Associated Press


Xavi
O MAESTRO
PROVA de que tamanho não é documento para jogador de futebol, Xavi é um dos responsáveis pelo sucesso do Barcelona e da Espanha. Jogador de ótima técnica, é um especialista em assistências. Passa muito bem a bola e dita o ritmo de sua equipe, distribuindo o jogo e tornando-o mais elegante, refinado, ora cadenciando ora acelerando a partida. Possui grande entrosamento com Iniesta. Também ajuda na marcação, protege bem a bola e bate razoavelmente bem as faltas. Taticamente, é um atleta precioso e moderno, pois pode atuar como volante e/ou como meia, fazendo as duas funções com bastante eficiência.

Nome Xavier Hernández Creus
Seleção Espanha
Posição meio-campista
Idade 30 anos
Altura 1,70 m
Peso 68 kg
Jogos pela seleção 84
Títulos Eurocopa (2008), Mundial sub-20 (1999), Mundial de Clubes (2009), Copa dos Campeões (2006 e 09), Supercopa da Europa (2009), Espanhol (1999, 05, 06 e 09) e Copa do Rei (2009)
Onde foi revelado Barcelona (ESP)
Clube atual Barcelona (ESP)
Ponto forte a visão de jogo
Ponto fraco o tamanho

A glória
Xavi foi eleito o melhor jogador da Eurocopa de 2008, quando deu a assistência para o gol do título espanhol. O meio-campista do Barcelona também foi eleito o melhor jogador da final da Copa dos Campeões de 2009 >> Assista ao lance: www.folha.com.br/101302

O fiasco
Na derrota surpreendente da Espanha para os EUA na Copa das Confederações por 2 a 0, Iniesta não atuou, o que só aumentou a responsabilidade de Xavi no jogo. A Espanha perdeu ali uma série de 15 vitórias seguidas, e Xavi admitiu que a derrota "doeu"

Curiosidade
Xavi, que foi preparado no Barça para ser o sucessor de Guardiola, seu atual técnico, defende duas seleções. Além da Espanha, joga pela Catalunha. E tem uma média de gols maior pela seleção regional, que não é reconhecida pela Fifa. Pela Espanha, ele fez oito gols em 84 jogos (precisa de quase 11 partidas para fazer um gol). Pela Catalunha, anotou dois gols em oito jogos (marca uma vez a cada quatro partidas, em média)

4
dos gols do Barcelona nos 6 a 2 no Real Madrid na temporada passada saíram de assistências de Xavi

"Para nós, é antes e depois do título da Euro-2008. Nós acabamos com um complexo"


Texto Anterior: Corinthians: Mano responde a torcedores por meio de site
Próximo Texto: Figurinhas da Copa 2010 - Lado B: A zebra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.