São Paulo, segunda, 11 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro estréia em Roma, no Aberto Internacional da Itália, em piso de saibro
Kuerten enfrenta o espanhol Costa

FERNANDA PAPA
enviada especial a Roma

Gustavo Kuerten, 21, estréia hoje no Torneio de Roma, o Aberto Internacional da Itália, contra Carlos Costa, 30, da Espanha, o 59º tenista do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Será o segundo confronto entre os dois jogadores nesta temporada européia, sendo que o espanhol venceu no primeiro, em Barcelona, Espanha, na estréia de Kuerten no saibro, há quatro semanas.
"Vou saber se melhorei desde aquele jogo se ganhar amanhã (hoje)", comentou Kuerten, depois de treinar no início da noite de ontem, em uma das quadras do Foro Itálico, local de disputa do torneio -o último da série Super 9 nesse tipo de piso, em 1998.
O brasileiro fará o quarto e último jogo da rodada que começa às 13h (8h de Brasília) no Grand Stand, a antiga quadra central, construída em forma de arena.
Será sua nona partida neste ano, no saibro. Depois de perder na estréia em Barcelona, ele venceu um jogo e perdeu o seguinte em dois torneios, os de Monte Carlo e de Munique, e foi às quartas-de-final, com duas vitórias, na semana passada, em Hamburgo.
"Na semana passada ele jogou o melhor tênis dele. Faltou pouca coisa para chegar no que fez em Roland Garros. Saí feliz, apesar da derrota que doeu bastante", afirmou o técnico Larri Passos, 40.
É a primeira vez que ele e Kuerten estão no Torneio de Roma. No ano passado, na semana correspondente a esta, Kuerten estava disputando o Torneio de Curitiba.
Foi campeão e começava ali sua sequência de 16 vitórias, entre as quais estão as sete que o levaram ao título do Aberto da França, em Paris, e outras quatro que acabaram brecadas pelo espanhol Felix Mantilla, na final do Torneio de Bolonha, na Itália.
Pelo resultado em Curitiba em 97, Kuerten defende nesta semana 72 pontos no ranking da ATP. Até ontem, ele ocupava o oitavo posto no ranking, mas hoje pode aparecer em nono.
Ontem, o tenista teve um dia movimentado, depois de chegar à Roma, vindo de Hamburgo (leia texto nesta página).
Teve pouco mais de uma hora para deixar as malas no hotel e ir ao monte Pincio, de onde se vê boa parte da cidade velha de Roma. Lá, estrelou o programa Smash Tennis da ATP, jogando tênis com crianças.
Deu autógrafos e entrevistas, arriscando falar -errado- em italiano, mas com muito bom humor.
Kuerten jogará duplas em Roma, ao lado do australiano Andrew Kratzmann, em estréia não marcada, contra os australianos Joshua Eagle e Andrew Florent.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.