São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRUPO E/ HOJE

Time descarta "o ridículo" de ser eliminado por Camarões e já se vê em mata-mata

Confiante, Alemanha envia 2,5 t de bagagem para Coréia

DO ENVIADO ESPECIAL A YOKOHAMA

A seleção da Alemanha já aprontou as malas para viajar à Coréia do Sul, onde vai jogar nas oitavas-de-final da Copa. Pelo menos assim pensam os alemães.
Mesmo correndo o risco de perder hoje às 8h30, em Shizuoka, para Camarões e ser eliminada, a equipe alemã já despachou para a ilha sul-coreana de Jeju quase 2,5 toneladas de bagagem.
A maior arma dos tricampeões mundiais é a confiança, que pode ser usada em contragolpe pelo adversário, motivado especialmente por declarações bastante otimistas do goleiro Oliver Kahn.
""Eu posso garantir que nós [alemães" não vamos passar o ridículo de perder para Camarões. Os camaroneses podem ter uma grande disposição para jogar, mas nós teremos uma disposição maior ainda", declarou Kahn.
A classificação alemã para as oitavas já havia sido antecipada pelo maior jogador alemão da história depois da primeira rodada. Beckenbauer, após os 8 a 0 na Arábia Saudita, disse que a seleção alemã tinha garantido a vaga.
Mas não é bem assim. Se Camarões vencer vai a sete pontos e passa a Alemanha, que tem quatro depois do empate com a Irlanda em 1 a 1 -levou gol nos acréscimos, quando já contava com os três pontos. Os irlandeses têm dois pontos, mas pegam a frágil equipe da Arábia Saudita e devem chegar a cinco pontos.
""Nós temos que mostrar que seguramos a pressão em uma Copa do Mundo", disse Kahn, que respondeu a Beckenbauer quando o hoje dirigente afirmou que faltava um líder no time alemão.
A imprensa alemã chegou a especular sobre a saída do técnico Rudi Voeller se Camarões vencer hoje, mas o presidente da federação do país, Gerhard Mayer-Vorfelder, nem quis falar do assunto. ""Não há discussão sobre isso."
O contrato de Voeller vai até 2006. Alguns jogadores do atual grupo, porém, certamente deixarão a seleção após o Mundial. É o caso do zagueiro Linke e do atacante Bode, ambos com 32 anos.
""Eu estou 99% certo de que encerrarei minha carreira depois da Copa", disse Linke, que marcou seu primeiro gol pela seleção alemã nos 8 a 0 sobre os sauditas.
Hoje, Bode deverá aparecer atuando pela esquerda no lugar de Ziege, que pouco rendeu contra a Irlanda. Voeller ficou mais aliviado depois que soube que o principal goleador do Mundial, o atacante Klose, está praticamente recuperado de lesão no joelho.
Klose foi examinado pela comissão médica da seleção alemã e está confirmado no duelo contra Camarões. O zagueiro Metzelder, que deixou o último jogo reclamando de dores no tornozelo, é esperado na partida também.
Ultimamente, Camarões está mais afeito a partidas decisivas. Os africanos são os atuais campeões olímpicos e bicampeões continentais. A Alemanha não chega a uma semifinal desde 1996. (RODRIGO BUENO)



Texto Anterior: Grupo G: Apesar de lesionado, Nesta afirma que atua em jogo decisivo com o México
Próximo Texto: Memória: Germânicos estão sempre entre os 7 primeiros após 1938
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.