São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Germânicos estão sempre entre os 7 primeiros após 1938

DO ENVIADO A YOKOHAMA

Depois de 1938, a Alemanha ficou sempre entre os sete primeiros colocados na Copa do Mundo. Por isso, uma derrota e a possível eliminação hoje seria o maior vexame da história do futebol alemão.
A seleção germânica já chegou a seis decisões de Mundial, um recorde que divide com o Brasil. A Alemanha conquistou três vezes o título (1954, 74 e 90) e foi três vezes vice-campeã (1966, 82 e 86).
Nos dois últimos Mundiais, fez uma má campanha para os padrões do país -caiu nas quartas-de-final. Os alemães só não disputaram as Copas de 1930 e 1950 por decisões políticas. Em 1934, em sua primeira participação, o time foi às semifinais e ficou em terceiro.
Quatro anos depois, no primeiro Mundial realizado na França, fez sua campanha mais catastrófica, ficando na décima posição -foi eliminada pela Suíça nas oitavas, o que revoltou Adolf Hitler.
Na volta às Copas em 1954, levou uma sonora goleada na primeira fase (3 a 8 diante da Hungria), mas acabou indo à decisão e levantou o troféu.
Como sempre avançam nos Mundiais, os alemães já contabilizam 80 partidas disputadas em Copas -o Brasil, que jogou todas as edições da competição e tem quatro títulos, fez só dois jogos a mais.
Depois de 1938, as piores colocações dos alemães foram em 1962, no Chile, e em 1998, na França, em sétimo lugar. Até hoje, apenas a Alemanha conseguiu chegar a três finais seguidas (1982, 86 e 90). (RBU)


Texto Anterior: Grupo E/ Hoje: Confiante, Alemanha envia 2,5 t de bagagem para Coréia
Próximo Texto: Grupo E/ Hoje: Contra Arábia Saudita, Irlanda busca vaga com triunfo inédito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.