São Paulo, quinta-feira, 11 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organização não teme problemas de segurança

DO ENVIADO A JOHANNESBURGO

"A África do Sul não só fará a melhor Copa como também abrigará a mais comentada. E não haverá problemas de segurança. Podem apostar."
Entre um pão e outro, omeletes de bacon e goles de suco de laranja, o presidente do Comitê Organizador Local (COL), Danny Jordaan, durante café da manhã com jornalistas ontem, afirmou também não temer eventuais falhas no sistema de segurança.
O evento foi organizado para que o executivo pudesse explicar como estão os preparativos do país africano para a Copa das Confederações, que começará no próximo domingo, e para o Mundial do ano que vem.
A África do Sul está hoje há exatamente um ano da realização de sua primeira Copa do Mundo. O torneio começa em 11 de junho de 2010.
De acordo com Jordaan, 8.000 seguranças privados trabalharão com convidados VIPs, nos hotéis das seleções e também dentro dos estádios.
Serão 2.000 homens nas quatro cidades-sedes da Copa das Confederações, que reúne os campeões da cada entidade continental, o anfitrião do Mundial e o último campeão.
O acordo foi feito com empresas sul-africanas, como revelou a Folha, após desentendimento financeiro entre o COL e o grupo sueco Securitas, que é parceiro da Fifa.
O dirigente disse confiar na segurança privada sul-africana. ""Por causa de nosso estranho passado, temos entre nós os melhores seguranças no mundo. Sempre haverá crimes, não importa onde seja o evento, mas nós temos que tomar todas as precauções", afirmou.
O CEO do comitê organizador africano utilizou números para justificar sua expectativa em relação à realização de um evento pacífico, pelo menos do lado do fora de campo.
"Nós tivemos 146 eventos grandes no país, incluindo as Copas do Mundo de críquete e de rúgbi, e não tivemos um único problema", argumentou Jordaan. (EAR)


Texto Anterior: Roteiro da Copa ignora ícone africano
Próximo Texto: Data Fifa / Ontem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.