São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro, que mudou visual e defende título em Stuttgart, diz que só precisa ganhar confiança

Em seu retorno, Guga se inspira em Ronaldo

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA,
EM FLORIANÓPOLIS

Depois de seis semanas afastado, Gustavo Kuerten volta ao circuito procurando se espelhar no sucesso do atacante Ronaldo, que, depois de quase dois anos longe do futebol, jogou a Copa do Mundo de "forma maravilhosa".
"Esse exemplo de superação do Ronaldo, o clima de união da seleção e a capacidade do pessoal de enfrentar situações difíceis são motivo de inspiração para mim", afirmou Guga, 25.
Após três semanas e meia treinando em Santa Catarina, o tenista viajaria ontem para a cidade de Stuttgart, na Alemanha, para defender, a partir de segunda-feira, o título do torneio conquistado no ano passado e recomeçar sua caminhada no ranking mundial.
Kuerten disse que são difíceis as chances de ficar entre os oito melhores tenistas do ano e garantir, assim, sua vaga no Masters.
Guga passou por uma artroscopia no quadril direito, em 26 de fevereiro, em Nashville (EUA), e ficou 37 dias parado. Sua última partida aconteceu nas oitavas-de-final de Roland Garros, no dia 2 de junho, quando foi derrotado pelo espanhol Albert Costa.
Após a eliminação em seu torneio predileto, o tenista, que começou o ano na segunda posição no ranking de entradas e atualmente ocupa a 14ª, decidiu não jogar em Wimbledon para treinar.
"No momento, o ranking não é uma preocupação. Preciso ganhar confiança", disse Guga.
Ele cortou o cabelo bem curto e brincou dizendo que fez isso por ter se tornado tio, de gêmeos, recentemente. "Agora eles vão olhar para mim e me respeitar mais."
Antes da viagem, Guga treinou com o técnico Larri Passos, em Florianópolis. O bate-bola durou cerca de uma hora e foi visto por jornalistas e vários fãs, que chegaram num ônibus de excursão.
O tenista afirmou ainda que estava sentindo "bem a bola na raquete" e que está voltando "inteiro aos torneios". "Não aguento mais ficar em casa."
O técnico Larri Passos disse que seu pupilo está pronto para competir novamente. "O Guga está correndo em todas as bolas e fazendo as coisas certas."
Durante o treino, Larri insistiu bastante nas jogadas curtas e nas subidas à rede. Ele pediu para que o tenista fosse bastante agressivo. "Esse é o jogo que Guga vai usar nos torneios de quadra dura, por isso a insistência."
Para o tenista, ele só precisa embalar. "Está faltando eu fazer uma semifinal ou uma final para ir me soltando aos poucos."
Mantendo uma tradição, Guga viajou para Stuttgart com sua avó Olga. No ano passado, quando o tenista venceu o torneio, ela estava presente e desfilou no carro que ele ganhou de prêmio.



Texto Anterior: O dia em que os EUA conheceram o empate
Próximo Texto: Torneio marca despedida de jogos no saibro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.