São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras faz artilheiro, mas esquece resultado

Alex Mineiro anota o 7º no Brasileiro no empate diante do Figueirense, em casa

Palmeiras 1
Figueirense 1


Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Valdivia, do Palmeiras, que ontem deixou de ser 100% em casa

TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O atacante Alex Mineiro manteve a sina de artilheiro e fez sua parte. Mas o Palmeiras jogou fora a chance de vencer o Figueirense em casa, ontem à noite, e viu o placar de 1 a 1 travar a estratégia de pular várias posições na tabela a fim de diminuir a distância para o líder Flamengo no Brasileiro.
O resultado manteve a equipe em quinto lugar, com 18 pontos, e fora da zona de classificação para a Libertadores. Além disso, encerrou série de vitórias em casa no Nacional.
O empate inesperado, somado à derrota do São Paulo para o Náutico, anteontem, esquentou o clima para o clássico de domingo, no Morumbi.
"Agora não adianta reclamar. Esse jogo já passou", afirmou o atacante Alex Mineiro.
Os desfalques de Élder Granja, David e Leandro, na defesa, e a falta de inspiração dos homens de meio-campo complicaram a atuação do Palmeiras no primeiro tempo de ontem.
Os zagueiros Gladstone e Jeci se confundiam no momento de fazer a sobra e propiciaram sustos ao goleiro Marcos.
No meio-campo, Léo Lima bem que tomava a iniciativa de buscar a bola para iniciar as jogadas, mas Diego Souza e Valdivia tinham dificuldade em se livrar da marcação adversária.
Para piorar, uma baixa aumentou o problema do time: o volante Pierre torceu o tornozelo direito e, com cinco minutos de jogo, deu lugar a Wendel.
O Palmeiras só começou a incomodar graças às jogadas individuais de Lenny no fim da primeira etapa. Numa das investidas, ele colocou a bola entre as pernas do zagueiro e chutou. No desvio na zaga, ela sobrou para Alex Mineiro, na pequena área, perder o gol.
A inércia no placar fez Alex Mineiro sair da área para participar da partida. Mas, mesmo com uma maior movimentação dele e de Diego Souza, o 0 a 0 fez o goleiro Marcos cobrar mais atenção no intervalo.
"Os desfalques estão atrapalhando, mas nós temos de ter muita atenção com a sobra na defesa", comentou.
No segundo tempo, o Palmeiras voltou com mais disposição. Mas bola continuou "queimando" nos pés dos jogadores.
Com 15 minutos, Luxemburgo fez logo duas substituições para sacudir o ritmo da partida. Colocou Denílson e Evandro nos lugares de Lenny e Wendel.
Mas a resposta quem deu foi o time visitante. E com gol. Após jogada pela esquerda, Cleiton Xavier recebeu na área, matou no peito e encheu o pé para fazer 1 a 0. O Figueirense, que já tinha uma postura cautelosa, recuou de vez e viu o Palmeiras pressionar.
Aos 22min, Evandro cabeceou para o chão na pequena área, e Wilson salvou. Luxemburgo adiantou a marcação, e o Figueirense passou a ter todo o time no seu campo.
Com tamanha pressão, coube ao artilheiro Alex Mineiro mostrar que sabe mesmo fazer gols diante de sua torcida.
O camisa 9, que havia feito 5 dos seus 6 gols no campeonato no Parque Antarctica, desviou um cruzamento da direita com o bico da chuteira e marcou 1 a 1. O tento ainda o igualou a Marcinho, do Flamengo, na artilharia do Brasileiro-2008, com sete gols cada um.
O empate, que deveria ser combustível para a virada, fez o time diminuir o ritmo novamente. O Figueirense soube aproveitar o relaxamento dos mandantes para cadenciar o confronto e segurar o empate, que veio com uma defesa de Wilson em chute de Jefferson aos 49min da etapa final.


Texto Anterior: Blatter diz ver "escravidão moderna"
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.