São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE - PENSE
Marketing esportivo começa a atrair mercado editorial do país

DO PAINEL FC

A discussão sobre a profissionalização da administração esportiva no Brasil começa a surtir efeito no mercado editorial.
Já estão sendo lançados, um aqui, outro lá, alguns livros sobre o assunto. É o caso de ""A Bola da Vez - O Marketing Esportivo como Estratégia de Sucesso", do economista Antonio Afif, consultor de clubes de futebol.
A obra é mais interessante do que a ""Futebol 100% Profissional", lançada pelo próprio Afif, só que em parceria com o empresário José Carlos Brunoro, há pouco mais de dois anos.
O livro aborda diversos aspectos do marketing esportivo, como desenvolvimento da marca, licenciamento, patrocínio, uso da comunicação digital por clubes de futebol, medição do risco e retorno do investimento e parceria com emissoras, entre outros assuntos.
Recupera dados importantes, como o crescimento da exposição da Parmalat na mídia com a excelente campanha do Palmeiras no primeiro semestre do ano passado, publicada por esta Folha a partir de dados da Informídia, que faz o serviço de análise de visibilidade especialmente em eventos transmitidos pela TV.
Essencial para quem pretende começar a se dedicar ao assunto -o mercado de trabalho para o administrador esportivo tem crescido nos últimos anos-, a obra de Afif não se restringe somente ao futebol. Muito menos ao brasileiro.
Relata casos de sucesso no europeu, analisa o que tem sido feito e o muito que há para se fazer no gerenciamento do futebol brasileiro e traz vários exemplos de outros esportes, como o vôlei, o automobilismo e o basquete.
Tendo desenvolvido trabalhos para Fluminense, Sport e XV de Piracicaba e atuado como assessor de comunicação do Corinthians, Afif usa sua experiência no esporte para propor sugestões para o crescimento dos clubes brasileiros e do próprio futebol no país, atualmente um produto envelhecido.
Apesar de sua importante contribuição para o setor, o livro de Afif não supre, ainda, a carência que há de uma análise mais aprofundada sobre casos específicos -incluindo os de fracasso- da utilização do marketing -e da profissionalização da administração- no esporte brasileiro.
Um dos poucos trabalhos nesta linha, aliás, de Nicolas Caballero e Sérgio Carvalho, lançado pela Editora da Universidade de Passo Fundo (RS), foi usado como fonte de consulta por Afif. A obra analisa a co-gestão no futebol, esmiuçando o caso Juventude-Parmalat, embora date de 1998, dois anos antes do final da parceria.
Mas com o boom dos cursos de marketing esportivo em universidades brasileiras, a tendência é que também esta lacuna comece, pouco a pouco, a ser preenchida.
(JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO)

TRECHO
Ninguém mais pode ignorar a força que o marketing esportivo representa entre as várias possibilidades que uma empresa desfruta para trabalhar sua imgem ou mesmo popularizar seu produto. Com o crescimento das atividades econômicas relacionadas ao lazer, em que o esporte será o carro-chefe, as companhias terão de estar ligadas ao marketing esportivo

FICHAS
Livro: A Bola da Vez - O Marketing Esportivo como Estratégia de Sucesso
Editora Gente - 212 páginas
Preço:R$ 26,00

Livro: Futebol Brasileiro: Projeto de Calendário e Televisionamento
Papel Virtual Editora - 146 páginas
Preço: R$ 13,80 (versão impressa).

E-mail mais.esporte@uol.com.br


Texto Anterior: Boxe - Eduardo Ohata: Título desvalorizado
Próximo Texto: Livro propõe mudanças no calendário do futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.