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+ESPORTE - PENSE
Marketing esportivo começa a
atrair mercado editorial do país
DO PAINEL FC
A discussão sobre a profissionalização da administração esportiva no Brasil começa a surtir
efeito no mercado editorial.
Já estão sendo lançados, um
aqui, outro lá, alguns livros sobre
o assunto. É o caso de ""A Bola da
Vez - O Marketing Esportivo como Estratégia de Sucesso", do
economista Antonio Afif, consultor de clubes de futebol.
A obra é mais interessante do
que a ""Futebol 100% Profissional", lançada pelo próprio Afif,
só que em parceria com o empresário José Carlos Brunoro, há
pouco mais de dois anos.
O livro aborda diversos aspectos do marketing esportivo, como desenvolvimento da marca,
licenciamento, patrocínio, uso
da comunicação digital por clubes de futebol, medição do risco
e retorno do investimento e parceria com emissoras, entre outros assuntos.
Recupera dados importantes,
como o crescimento da exposição da Parmalat na mídia com a
excelente campanha do Palmeiras no primeiro semestre do ano
passado, publicada por esta Folha a partir de dados da Informídia, que faz o serviço de análise
de visibilidade especialmente em
eventos transmitidos pela TV.
Essencial para quem pretende
começar a se dedicar ao assunto
-o mercado de trabalho para o
administrador esportivo tem
crescido nos últimos anos-, a
obra de Afif não se restringe somente ao futebol. Muito menos
ao brasileiro.
Relata casos de sucesso no europeu, analisa o que tem sido feito e o muito que há para se fazer
no gerenciamento do futebol
brasileiro e traz vários exemplos
de outros esportes, como o vôlei,
o automobilismo e o basquete.
Tendo desenvolvido trabalhos
para Fluminense, Sport e XV de
Piracicaba e atuado como assessor de comunicação do Corinthians, Afif usa sua experiência
no esporte para propor sugestões para o crescimento dos clubes brasileiros e do próprio futebol no país, atualmente um produto envelhecido.
Apesar de sua importante contribuição para o setor, o livro de
Afif não supre, ainda, a carência
que há de uma análise mais
aprofundada sobre casos específicos -incluindo os de fracasso- da utilização do marketing
-e da profissionalização da administração- no esporte brasileiro.
Um dos poucos trabalhos nesta linha, aliás, de Nicolas Caballero e Sérgio Carvalho, lançado pela Editora da Universidade de
Passo Fundo (RS), foi usado como fonte de consulta por Afif. A
obra analisa a co-gestão no futebol, esmiuçando o caso Juventude-Parmalat, embora date de
1998, dois anos antes do final da
parceria.
Mas com o boom dos cursos de
marketing esportivo em universidades brasileiras, a tendência é
que também esta lacuna comece,
pouco a pouco, a ser preenchida.
(JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO)
TRECHO
Ninguém mais pode ignorar a força que o
marketing esportivo
representa entre as várias possibilidades que
uma empresa desfruta
para trabalhar sua imgem ou mesmo popularizar seu produto. Com
o crescimento das atividades econômicas relacionadas ao lazer, em
que o esporte será o
carro-chefe, as companhias terão de estar ligadas ao marketing esportivo
FICHAS
Livro: A Bola da Vez - O Marketing
Esportivo como Estratégia de Sucesso
Editora Gente - 212 páginas
Preço:R$ 26,00
Livro: Futebol Brasileiro: Projeto de
Calendário e Televisionamento
Papel Virtual Editora - 146 páginas
Preço: R$ 13,80 (versão impressa).
E-mail
mais.esporte@uol.com.br
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