UOL


São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doping deixa atletismo com 16 medalhas

DA REPORTAGEM LOCAL

A divulgação do primeiro caso de doping do Pan, ocorrida na tarde de ontem, fez o Brasil atingir a marca de 16 medalhas no atletismo em Santo Domingo. Com isso, o país igualou o desempenho obtido nos Jogos de Winnipeg-99.
Letitia Vriesde, do Suriname, que ganhara os 800 m, teve teste positivo para cafeína. Com isso, perdeu a medalha de ouro para a cubana Adriana Muñoz. A prata acabou sendo herdada pela guianense Marian Burnett.
A brasileira Christiane Ritz, que havia ficado em quarto lugar, conseguiu subir ao pódio.
Vriesde havia conseguido o tempo de 2min02s92. Com a divulgação do caso positivo, essa marca foi anulada. O tempo da nova campeã da prova, Muñoz, foi de 2min02s96. Ritz cumpriu o percurso em 2min05s52. A outra brasileira na final dos 800 m, Luciana de Paula Mendes, subiu para a quinta colocação.
Um caso de doping já havia prejudicado o Brasil. Maurren Maggi, maior nome do atletismo nacional, teve antidoping positivo para clostebol, um esteróide anabólico, em exame realizado no Troféu Brasil, em junho.
Suspensa preventivamente pela Associação Internacional das Federações de Atletismo, Maurren não pôde viajar a Santo Domingo. Sem ela, o Brasil perdeu duas medalhas quase certas, no salto em distância e no salto triplo.
Após essas perdas e ganhos, o Brasil conquistou 16 medalhas no atletismo neste Pan, mesmo número obtido em Winnipeg-99. No entanto, a qualidade dos metais caiu. Foram quatro ouros, seis pratas e seis bronzes. No Canadá, o país capturou sete ouros, cinco pratas e quatro bronzes.
Sem Maurren, o principal nome do atletismo brasileiro em Santo Domingo foi Hudson de Souza. Após conquistar um ouro nos 5.000 m, na terça-feira, prova que não é a sua especialidade, Hudson também venceu os 1.500 m, prova disputada na tarde de anteontem.



Texto Anterior: Iatismo se despede com novo ouro
Próximo Texto: Mountain bike ganha 1ª prata de sua história
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.