São Paulo, Quinta-feira, 11 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gaúchos classificam Atlético-MG

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

Dois times gaúchos foram os principais responsáveis pela classificação do Atlético-MG às finais do Brasileiro-99.
No Mineirão, o time venceu o Grêmio por 2 a 0. Em Porto Alegre, o Internacional venceu o Palmeiras por 1 a 0. Essa combinação classificou o Atlético-MG, que agora, nas quartas-de-final, enfrenta o rival Cruzeiro.
Sabendo das goleadas sofridas pelo adversário em jogos com times que usam a tática 3-5-2, o técnico do Grêmio, Cláudio Duarte, armou seu time com três zagueiros, deixando Cleison e Itaqui liberados para apoiar o ataque pelas pontas.
Logo aos 2min de jogo, o lateral Itaqui avançou, recebeu a bola de Macedo e chutou forte, obrigando o goleiro atleticano Velloso a conceder o escanteio ao Grêmio. Na marcação aos dois atacantes do time mineiro, os gaúchos conseguiam anular as jogadas, pois um zagueiro jogava na sobra para fazer o desarme.
A partir dos 10min iniciais, no entanto, o Atlético conseguiu equilibrar a partida. As melhores oportunidades do time mineiro surgiram com Belletti, que retornava ao time depois de sofrer um acidente de carro, sem estar inteiramente em condição de jogo, mas mostrando muita garra. Ele atuava como elemento-supresa, atacando pelo lado direito.
O primeiro gol mineiro saiu aos 27min, em um desarme malfeito pela defesa do Grêmio. A bola foi em direção de Danrlei, que não a alcançou. O zagueiro Cláudio Caçapa veio de trás e deu um carrinho para o gol vazio.
Apenas um minuto depois, surgiu o segundo gol de nova falha da defesa gremista, bem aproveitada pelo Atlético. Marques percebeu que o goleiro adversário estava adiantado e, do lado direito, chutou forte, encobrindo-o.
Motivada pela possibilidade de classificação e pela promoção de ingressos a R$ 1 para a geral e R$ 2 para a arquibancada, mais de 30 mil torcedores foram ao Mineirão para empurrar o time, que, para se classificar, dependia da vitória e da desclassificação de Guarani, Palmeiras ou São Paulo. Incentivado pela torcida e animado pelos outros resultados, que no intervalo do jogo mantinham vivas as chances de classificação, o Atlético-MG voltou com disposição para o segundo tempo.
Com a derrota, o Grêmio finaliza uma de suas piores campanhas nos últimos anos. O time acabou ficando atrás do rival Inter, que quase foi rebaixado.


Texto Anterior: Frio e TV afastam torcida, e Pacaembu fica vazio
Próximo Texto: Alex Alves brilha no 3 a 3 da Vila
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.