São Paulo, quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Red Bull é o time que mais lidera

F-1
Equipe vive a maior hegemonia da categoria desde a era Michael Schumacher na Ferrari


DE SÃO PAULO

Campeã com uma etapa de antecedência do Mundial de construtores da F-1, a Red Bull possui o melhor desempenho de uma equipe desde a hegemonia de Michael Schumacher na Ferrari.
Desde 2004, temporada em que o piloto alemão conquistou seu sétimo e último título, um time não tem um rendimento tão superior ao dos demais adversários.
A equipe austríaca conquistou o Mundial de construtores depois da dobradinha no GP Brasil, no último domingo. Sebastian Vettel liderou a prova em Interlagos desde os primeiros metros e foi o vencedor. Mark Webber ficou em segundo lugar.
Nas 18 corridas já realizadas nesta temporada, a equipe de Vettel e Webber liderou 61% das voltas. Segunda colocada neste quesito, a McLaren, de Lewis Hamilton e Jenson Button, foi líder em 21% das voltas disputadas.
Em comparação, a Brawn, campeã do Mundial de construtores do ano passado, viu um de seus dois carros na ponta em 41% dos giros.
Só a Ferrari, com Schumacher à frente, conseguiu superar a marca da Red Bull nesta década. Em 2004, o time italiano liderou 70% de todas as voltas daquele ano.
A hegemonia da Red Bull nesta temporada também pode ser mensurada pelo número de pole positions obtidas durante o ano.
Em 14 das 18 etapas, a equipe austríaca comemorou um de seus dois carros em primeiro lugar no grid -conquistou 78% das pole positions já disputadas em 2010.
Nem a Ferrari pilotada por Schumacher foi tão bem. O máximo que se aproximou foi em 2004, quando foi o carro mais à frente da largada em 12 das 18 provas (67% das poles disputadas).
Mas toda a vantagem da equipe de Mark Webber e Sebastian Vettel na pista pode ser em vão. No domingo, Fernando Alonso, da Ferrari, não precisa nem vencer o GP de Abu Dhabi para se consagrar tricampeão da F-1. Líder com 246 pontos, o segundo lugar já lhe garante o título.
Até o piloto espanhol admite a superioridade da Red Bull no campeonato. "Até agora, talvez salvo em uma corrida, o carro deles foi o melhor em qualquer tipo de circuito", disse Alonso, em seu blog no site da Ferrari.
Enquanto isso, os pilotos da Red Bull travam uma disputa interna que, durante vários momentos, beirou o conflito aberto. Webber, vice-líder do campeonato com 238 pontos, está a oito pontos de Alonso. Vettel, com a vitória no GP Brasil, chegou aos 231 pontos e manteve suas chances de ser campeão.
O dono da Red Bull, o austríaco Dietrich Mateschitz, declarou anteontem que o time não dará ordens para beneficiar um de seus pilotos na corrida em Abu Dhabi.


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: Sugiro o "Loco" Bielsa para times brasileiros
Próximo Texto: Em 4º, Hamilton diz torcer para Webber
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.