São Paulo, sábado, 11 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Índice

ATLETISMO

Atleta recebe pena recorde no caso Balco

DA REPORTAGEM LOCAL

A cruzada antidoping nos EUA teve mais um capítulo ontem, com o anúncio da punição da velocista Michelle Collins, 33.
A competidora recebeu suspensão de oito anos por suas ligações com o Balco, laboratório que se tornou pivô do maior escândalo de doping do atletismo dos EUA.
Além da sentença, a atleta também teve anulados seus resultados desde 1º de fevereiro de 2002. É o castigo mais extenso entre os envolvidos com a empresa.
De acordo com a Corte Norte-Americana de Arbitragem do Esporte, "a Usada [agência antidoping dos EUA] provou, sem qualquer sombra de dúvida, que Collins tomou EPO, testosterona em gel e THG e que usou essas substâncias para melhorar sua performance e iludir os testes antidoping a que foi submetida".
Collins praticamente teve a carreira encerrada. Só poderá voltar às pistas aos 41 anos, idade inviável para obter bons resultados. Punida para o futuro, ela também viu seu passado ser apagado dos registros. Terá cassada a medalha que representa sua maior façanha, o título dos 200 m do Mundial indoor de Birmingham-2003.
Ironicamente, outra culpada por doping, Anastasiya Kapachinskaya, ascenderá um degrau do pódio, do bronze para a prata. A russa foi flagrada em março e cumpre dois anos de suspensão.
A Usada divulgou que 13 atletas já foram punidos por suas ligações com o Balco, cujo proprietário é Victor Conte. O laboratório fabricava o THG, esteróide anabólico detectado no ano passado.
Além disso, segundo investigações, fornecia programas sistemáticos de dopagem para atletas. Um deles teria sido seguido por Tim Montgomery para superar o recorde mundial dos 100 m.
"Nos últimos meses, a Usada tem se dedicado a descobrir a verdade sobre os atletas que participaram da conspiração do Balco. Nosso esforço é para proteger os direitos da maioria que não usa drogas", destacou Terry Madden, diretor-executivo da Usada.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Irmãos Hypólito tentam quebrar tabu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.