São Paulo, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Marília, Santos testa trabalho de seis meses

RICARDO VIEL
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

Em meio a críticas, o técnico Márcio Fernandes cumpre seis meses no comando do Santos. Hoje à noite, contra o fraco Marília, o treinador tem mais uma chance de calar seus críticos -ou dar a eles mais munição.
Longe de ser unanimidade e convivendo há tempos com rumores de que o clube procura outro treinador, Márcio Fernandes começa a fazer história na Vila como um dos treinadores que mais tempo ficaram à frente do time de futebol na história recente do clube.
Na segunda, ele completou seis meses no comando do time. A marca o coloca ao lado de Émerson Leão, Vanderlei Luxemburgo, Geninho e Gallo. São os únicos que resistiram a mais de meio ano no posto de técnico do time nesta década.
A lista de técnicos que sucumbiram antes desse prazo é extensa e tem nomes como Carlos Alberto Parreira, Nelsinho Baptista, Celso Roth e até mesmo Leão. No ano passado, em sua terceira passagem pelo clube, o campeão brasileiro em 2002 ficou só cinco meses.
Leão e Luxemburgo são os únicos que cumpriram uma temporada no clube desde o começo da década. Geninho ficou oito meses em 2001, e Gallo, pouco mais de seis em 2005.
Para o Márcio Fernandes, a pressão não chega a ser novidade. Nem o fato de ter livrado o time do descenso no Campeonato Brasileiro do ano passado arrefeceu as críticas. A falta de experiência do treinador é o ponto mais reforçado por aqueles que pedem sua saída.
A derrota para o Palmeiras por 4 a 1, no domingo, voltou a colocá-lo situação delicada. O santista ainda não conseguiu vencer um clássico -foram duas derrotas e dois empates.
O técnico diz que o apoio da diretoria e da torcida o motivam. "Pressão no Santos sempre vai existir. Procuro fazer meu trabalho e não deixar que as críticas atrapalhem."
A partida desta noite é considerada crucial para o time. Na parte intermediária da tabela, o clube começa a ver os líderes se distanciarem. Do outro lado, está o Marília, que não venceu no Paulista e soma dois pontos.
Após a fraca atuação contra o Palmeiras, o Santos terá várias alterações. Lúcio Flávio, barrado por má condição física, nem viajou. Pará e Domingos voltam ao time. Germano substitui Roberto Brum, machucado. Roni deve voltar ao time.


NA TV - Marília x Santos
Sportv, ao vivo, às 21h30



Texto Anterior: Rodrigo Bueno
Próximo Texto: Boquita, 18, sai do banco e salva Corinthians no fim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.