São Paulo, quinta, 12 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO
Todo santo ajuda

No ano passado, um evento na ilha de Todos os Santos, México, iria abrir o Circuito Mundial de Surfe. Junto com as etapas de Trestles, J. Bay, Porto Escondido e uma segunda possível no Havaí, pretendia-se elevar a qualidade e, principalmente, o tamanho das ondas do Tour. E tornar a competição mais atraente para o público e para uma boa parcela dos atletas, entediados com os campeonatos disputados em merrecas.
Uma desavença entre a ASP e o patrocinador, interessado em explorar as imagens para a TV, acabou por melar o ""up grade" há muito esperado. Este ano, o número de etapas subiu, mas a expectativa com relação ao tamanho/qualidade das ondas continua aquém do nível dos 44 melhores do mundo.
A ISA ( International Surfing Association), aproveitando as intensas condições do Pacífico provocadas pelo El Niño, promove a partir de hoje o Reef Brazil Big Wave Team World Championship, que põe fim à virgindade de Todos os Santos.
Com nove dias de espera, tudo indica que o torneio será sábado, quando uma ondulação de 20 pés é esperada na ilha próxima à costa da Baja Califórnia.
O original formato do campeonato pretende estimular a competição em times e reforçar a obstinada busca de tornar o surfe esporte olímpico.
Em duplas monitoradas por um técnico, 11 países/regiões estarão representados. Carlos Burle e Rodrigo Resende, com a supervisão de Rosaldo Cavalcanti, formam o time brasileiro. Ross Clark-Jones, Taylor Knox, Peter Mel, Brock Little, além do técnico australiano Wayne ""Rabbit" Bartolomew, são alguns dos conhecidos profissionais que estarão desafiando as morras da bancada de Killers.
Passado o caldo de 97, quando o COI barrou o surfe dos Jogos de Sydney, a julgar pela determinação, organização e criatividade que a ISA vem demonstrando, fôlego não vai faltar para em breve o espírito olímpico estar incorporado entre surfistas de todo mundo.

NOTAS

Fusão
Títulos com mais de uma década de história, o primeiro dirigido mais para o sul do país e o segundo, ao Rio, a revista Inside e o jornal Now decidiram se unir. Até o final do mês estará nas bancas o resultado desta fusão, a nova Inside Now, que pretende fazer uma cobertura nacional do surfe.

Snowboard
O snowboarder Gustavo Veiga, 21, faturou a terceira etapa do Campeonato Paranaense, disputado em Falcade Dolomites, na Itália. Na sequência, o brasileiro também ganhou o Campeonato de Snow Big Air, da Swatch.

Carnaval
Até o Carnaval, os cariocas poderão andar de bicicleta à beira-mar sem pagar nada. A Secretaria de Meio Ambiente e a Xerox resolveram emprestar bikes para quem quiser dar uma voltinha de uma hora, na Barra da Tijuca. Mais de 350 pessoas já andaram, e todas as bikes voltaram intactas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.