UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contra São Raimundo, time tenta ficar vivo na Copa do Brasil, prioridade de diretoria e atletas

São Paulo disputa hoje sua verdadeira decisão

Antônio Gaudério/Folha Imagem
Jogadores são-paulinos se exercitam em treinamento para a partida desta noite diante do São Raimundo, pela Copa do Brasil


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça o Campeonato Paulista e o Corinthians. A verdadeira decisão para o São Paulo é hoje, no Morumbi, às 20h30. O adversário é o São Raimundo. O objetivo, a classificação para a segunda fase de um torneio nacional.
Um torneio, não. Para o São Paulo, o torneio. A despeito de ter chegado à final do esvaziado e desprestigiado campeonato estadual deste ano contra seu arqui-rival, o clube Morumbi encara a Copa do Brasil como a competição mais importante do ano -jogadores como Kaká, por exemplo, não têm feito questão de esconder a prioridade dedicada ao certame, cuja conquista ainda é inédita para o clube e que dá ao seu campeão o direito de disputar a Taça Libertadores.
Uma eliminação hoje, por exemplo, seria desastrosa para as pretensões da atual diretoria são-paulina, que se elegeu no ano passado prometendo levar o time de volta ao torneio interclubes mais importante do continente.
Além do peso implícito, a tarefa de hoje não é das mais fáceis. O time do técnico Oswaldo de Oliveira, derrotado no jogo de ida por 2 a 0, precisa vencer seu adversário por uma diferença de pelo menos três gols -caso ganhe a partida pelos mesmos 2 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis.
Para jogadores e comissão técnica, a saída precoce da Copa do Brasil pode representar o aumento de uma pressão, que já existe, pela conquista de um título relevante. Além disso, é consenso no elenco são-paulino que o resultado diante do São Raimundo, seja qual for, irá influenciar no desempenho do time nas finais do Campeonato Paulista.
Para ter uma idéia da importância com que o jogo de hoje está sendo tratado, ontem, em vez de acontecer o tradicional "rachão" de véspera de jogos, os jogadores fizeram um treinamento coletivo.
"Quando tem de acertar, mudar alguma coisa, prefiro não fazer o rachão", justificou o técnico Oswaldo de Oliveira.
A mudança que provocou o cancelamento do treino recreativo aconteceu na zaga.
Oliveira tirou Régis do time, deslocou Gustavo Nery para o meio da defesa e escalou Fabiano, que fará sua estréia como titular na lateral esquerda.
"Como precisamos fazer gols sem levar nenhum, é necessário um atleta mais rápido na defesa, que promova uma saída de bola mais rápida", disse Oliveira, que disse ter a intenção de manter essa escalação para os próximos jogos.
Reinaldo e Leonardo são as dúvidas do time. O atacante, gripado, foi novamente poupado dos treinamentos. Já o lateral-direito sentiu dores no púbis e saiu antes do fim das atividades de ontem.

NA TV - São Paulo x São Raimundo, ao vivo, às 20h30, na Sportv


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Memória: Equipe joga para repetir viradas e evitar fiasco
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.