São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Milhares já sabiam


O gol de Ronaldo podia ser sentido no estádio e, creio, por outras várias pessoas longe dali que amam futebol


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

CONFESSO que eu não levei minha placa ""Eu Já Sabia!" para Presidente Prudente. Eu não tinha a menor ideia na verdade. Mas eu me senti como exceção no jogo.
Escanteio para o Corinthians no último minuto da partida. Reinaldo Costa, narrador da Eldorado ESPN, dá uma respirada, olha para o meu lado (pedi abrigo na cabine da rádio por causa do sol insano e da falta de estrutura e espaço para a imprensa escrita no Prudentão) e me prepara: ""Olha só o gol do homem agora".
Ri porque é um amigo, o respeito, mas... Como Ronaldo ia marcar? De cabeça? Com Douglas o servindo? Bom, antes mesmo de Ronaldo ser chamado para entrar no jogo, meu companheiro de Folha na cobertura, Renan Cacioli, tinha me avisado: ""Ele vai entrar e vai fazer o gol do empate". Não confiei nele, que sabia tanto quanto eu que o nosso trabalho seria dobrado se sua profecia acontecesse. Aquela bola no travessão, porém, foi um sinal e tanto. Dava para sentir no estádio algo diferente, um respeito até dos adversários, no caso os palmeirenses. O clima era totalmente diferente do que o visto no primeiro tempo. O calor infernal diminuiu, e até fresca ficou a tarde no final.
Na minha frente estava o PVC, acima de tudo um amante do futebol (consegue comentar, escrever sua coluna, desenhar os dois times taticamente em seu caderno e me oferecer gentilmente um pouco de água, fazendo tudo ao mesmo tempo, e bem, não sei como). Na hora do gol derradeiro, ele levantou da cadeira, deixou todas essas atividades de lado e aplaudiu o Fenômeno. Não foi original, pois nas tribunas gente com todo tipo de camisa fazia o mesmo. Ronaldo goza de torcida coletiva, há reconhecimento pelo seu talento e pela sua perseverança. Um jogo sofrível de um Estadual desprezado ganhou o mundo. Nunca o Dérbi paulista foi tão internacional (e olha que já foi até semifinal de Libertadores).
Continuo sem ter a menor ideia do que vai acontecer com Ronaldo, mas já o agradeço por me proporcionar mais um jogo inesquecível, daqueles para contar aos netos.

EU JÁ SABIA
Quatro ingleses nas quartas da Copa dos Campeões. Exceção feita ao Arsenal, foi tudo até mais fácil do que eu imaginava. O sorteio será crucial para mais uma final inglesa.

EU JÁ SABIA
O ataque do Barcelona é excepcional, e o Lyon é caseiro. Novidade...

EU JÁ SABIA
Ibrahimovic está no auge, mas não será o melhor do mundo de novo.

EU JÁ SABIA
Tostão falou mal de Heinze antes do pênalti que o juiz deu contra o Real. Não acho que foi pênalti, mas Tostão já sabe das coisas faz tempo.

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Na trave: Mandante diz que faltou sorte
Próximo Texto: Ronaldo funciona com time ousado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.