São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Novos...
Além da Justiça comum, acionada pela Prefeitura de Caxias do Sul (RS), que quer o time da cidade na primeira divisão do Brasileiro, a diretoria do Caxias aposta em dois recursos administrativos para reverter "a virada de mesa" que deu ao Figueirense vaga no Nacional-2002.

...caminhos
Segundo o advogado do clube Daniel Cravo Souza, o presidente da CBF precisa apreciar um recurso que ele já protocolou. Ainda que seu pedido seja indeferido, ele irá protocolar novo recurso no STJD, que, depois de ter dado vaga ao time do Caxias, voltou atrás e, "arbitrariamente", reformou a decisão.

Ponte...
Genivaldo Leal bem que tentou facilitar o caminho do São Caetano até o México, mas não houve acordo entre o clube, a Varig e o DAC (Departamento de Aviação Civil). O diretor de futebol do clube do ABC paulista, que enfrenta o América pela semifinal da Libertadores, queria que os jogadores embarcassem em Fortaleza, onde jogam amanhã pela Copa dos Campeões, para a Cidade do México.

...quebrada
Mas o DAC informou ao diretor do São Caetano que os vôos do Brasil para cidades mexicanas só saem de São Paulo ou do Rio de Janeiro. A Varig, portanto, não poderia fazer uma escala excepcional em Fortaleza só para buscar os jogadores.

Ressaca
Belém (PA) não seguiu o exemplo das outras sedes da Copa dos Campeões. Os corintianos Ricardinho e Vampeta, que estiveram no grupo que venceu a Copa-2002, não serão homenageados pelos governos locais. Cheios de medalhas, os dois acham que o pentacampeonato já foi bem comemorado.

Esforço
O iatista Lars Grael, secretário nacional de Esporte, vai disputar nos Estados Unidos, em agosto, o Mundial de iatismo da classe star. O campeonato é classificatório para os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Boneco
Maurício de Souza ganhou a disputa pelo "desenho" do atacante Ronaldo. O personagem, que terá os dentes da Mônica e o cabelo do Cascão, será usado numa linha de produtos e brinquedos infantis. Porém ainda não foi decidido se o personagem irá protagonizar histórias em quadrinhos.

Pé atrás
A saúde financeira do Santos preocupa não só os credores do clube. O goleiro Sérgio (Palmeiras) e o meia Adriano (ex-Atlético-PR), pretendidos pela diretoria do time da Vila Belmiro, não aceitaram as propostas que receberam porque foram "avisados" sobre os atrasos constantes dos pagamentos de salário.

Ataque
A oposição santista oficializou ontem a Associação Resgate Santista, que prepara uma chapa para as eleições do clube em 2003. Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, um dos líderes do grupo, afirmou que a entidade foi idealizada para reparar o "caminho insensato e incompetente que o Santos atravessa".

Bola dentro
Um pedaço de bola assinado pelo meia inglês David Beckham foi leiloado ontem no Japão. Pela "fatia" da bola de platina, um fã não identificado pagou aproximadamente US$ 25,5 mil. Todo o dinheiro será usado na compra de bolas de futebol para crianças de países em desenvolvimento, segundo a Adidas, patrocinadora do evento.

Bola fora
A Federação Internacional de Vôlei ignorou a nova convocação do técnico brasileiro e cometeu uma gafe em seu site (www.fivb.org) ao manter Elisângela na seleção que vai disputar o Grand Prix. O corte da atacante por indisciplina foi a gota d'água na já conturbada relação de Marco Aurélio Motta com quatro titulares que, descontentes com o treinador, pediram dispensa e desencadearam a maior crise da equipe.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do ministro dos Esportes, Caio Luís de Carvalho, sobre a medida provisória assinada pelo presidente FHC, que obriga os clubes a contratarem auditorias externas:
- A medida visa fazer o que o Felipão fez na seleção brasileira. Ter um grupo unido e dar maior transparência ao esporte.

CONTRA-ATAQUE

Devagar e sempre

Exigente e pouco dócil com a imprensa, Wanderley Luxemburgo já protagonizou várias discussões por não admitir interferência no seu trabalho nem críticas contra o seu time.
Em Teresina (PI), onde o Palmeiras joga a Copa dos Campeões, não tem sido diferente.
Primeiro, Luxemburgo se indispôs com os jornalistas que insistiam em querer saber a sua escalação antes dos jogos. Em seguida, ele se irritou com a declaração do goleiro Marcos, que chegou ao Nordeste dizendo que não enfrentaria o Vasco.
Anteontem, após o jogo contra os vascaínos, mais uma vez por causa de sua tática, Luxemburgo ficou nervoso. Tão nervoso que até perdeu a noção de tempo. Perguntado sobre a chance de alterar o time titular, o técnico palmeirense respondeu:
- Ainda é muito cedo. Vamos esperar o jogo acabar.
Um repórter que estava no vestiário retrucou:
- Mas o jogo já acabou!
Irritado com os risos de quem estava no vestiário, Luxemburgo finalizou a coletiva:
- Vocês são muito afobados!



Próximo Texto: Europa se rende e enxuga o calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.