São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Mérito
O martelo ainda não foi batido, mas é provável que, após o encontro de hoje entre Ricardo Teixeira e Fábio Koff, no Rio, fique acertado que os Estaduais serão classificatórios para a Copa do Brasil. Chegariam ao fim os convites aos participantes, que marcaram a competição mata-mata criada há 13 anos.

Ranking
Os únicos que estariam sempre na Copa do Brasil seriam os dez primeiros do ranking do futebol brasileiro, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Flamengo, os mais populares -e os que dão mais audiência à TV-, ficariam garantidos. A menos que estejam na Taça Libertadores.

Modelo europeu
Para a competição continental, manter-se-iam as vagas dadas aos dois melhores do Brasileiro e ao campeão da Copa do Brasil. A quarta vaga seria dada ao vice do torneio mata-mata. Já para a recém-criada Copa Pan-Americana, seriam indicados os times que ficarem entre terceiro e oitavo lugares no Nacional.

Chamada a cobrar
O telefone de Fernando Miranda, presidente da Liga Sul-Minas, não parou de tocar na última semana. A direção da Caldense (MG), que venceu a seletiva para o regional de 2003, queria a confirmação de que o torneio não será mais disputado.

Banho-maria
O dirigente gaúcho respondia que não fora informado oficialmente sobre as mudanças. E, para provar isso, protocolou a tabela da Sul-Minas-2003 na sede da Globo Esportes, conforme determina o contrato.

Nada consta
Só formalidade porque a tabela entregue aos executivos da emissora tem confrontos mineiros e gaúchos durante todo o primeiro semestre, como ocorreu em 2002. Mas o novo calendário prevê apenas 12 datas para campeonatos Estaduais ou Regionais no início do ano.

Origens
A diretoria da Ponte Preta pode "ganhar" hoje a ponte que deu origem ao nome do clube, que ontem completou 102 anos. Amparados pelo "Programa de Adoção de Praças" da Prefeitura de Campinas, os dirigentes encaminharam proposta para administrar o espaço de 242 m2. A resposta do pedido sai hoje, depois de sessão pública que será realizada na Câmara Municipal.

Nova platéia
O demissionário Luiz Felipe Scolari dá palestra na quarta-feira em São Paulo. O ex-técnico da seleção brasileira vai falar para funcionários do Unibanco.

Mea culpa
O chefe da "Família Scolari" foi o pai homenageado pelo "Domingão do Faustão" ontem. Ele, que questionava a capacidade de Cafu para marcar, contou ter pedido desculpas ao lateral após o jogo contra a Bélgica na Copa. "O Cafu me provou que sabia marcar", justificou.

Sócio novo
A CMG Worldwide é a nova parceira do Flamengo. Cuidará dos contratos de imagem dos atletas e do licenciamento de produtos. O contrato atinge também os esportes amadores.

Má fase
Há um ano, Gustavo Kuerten conquistava seu último título no circuito profissional -Masters Series de Cincinnatti. De lá para cá, o tenista, que sofreu uma cirurgia, só caiu nos rankings.

Babel em português
Entre a sua contratação e o seu corte não se passou mais de um mês. Magoado, Falcão, revelado pelo futsal, voltou às quadras e disparou contra os dirigentes da Lusa. "Acho que tem o dedo do técnico, mas nem isso eles conseguiram me explicar."

Lobby
Aproveitando os Jogos Sul-Americanos no país, o COB acirrou a campanha pelo Pan-2007. A entidade bancou um jantar para delegados de países das Américas do Sul e Central no Rio. O presidente Carlos Arthur Nuzman conversou em português, inglês, francês e espanhol com os convidados.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Georgette Vidor, técnica do Flamengo, sobre a ida de Daniele Hypólito para Curitiba, onde treinará com a seleção permanente de ginástica:
- "Como disse o Ronaldo, a fera está ferida, mas não morta."

CONTRA-ATAQUE

Dois hambúrgueres

As quantias milionárias que faziam parte do cotidiano dos times e dos jogadores de futebol do Brasil são coisas do passado.
A maioria dos clubes se livrou das grandes estrelas para poder baixar as folhas de pagamento, insustentáveis para os times que perderam patrocínios, cotas de TV, parceiros e se afundaram em dívidas trabalhistas.
Os jogadores também estão se adaptando à nova realidade. Aconselhados pelos dirigentes, os atletas estão aceitando reduzir seus ganhos mensais e seus gastos com carros importados.
No Santos, time formado por garotos formados nas divisões da Vila Belmiro, os milhões estão fora de cogitação. Os novatos, estrelas da vitória da equipe por 2 a 1 sobre o Botafogo anteontem, fazem apostas típicas de novatos. Sem o menor deslumbramento.
Diego, Robinho e Willian disputam entre si para ganhar motivação. Com o gol que marcou anteontem, Diego já sabe que terá almoço pago nesta semana.
- Ele já me deve dois "Big Macs". Não vou deixar de cobrar, disse o atacante.



Próximo Texto: Corinthians espanta terror pós-Ricardinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.