São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Início promissor de Corinthians o Flamengo no Brasileiro é alívio para TV

Só "populares" vencem fora de casa na primeira rodada

DA REPORTAGEM LOCAL

Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o fator campo ajudou a maioria dos 13 mandantes. Coincidência ou não, as duas únicas equipes que conseguiram vencer fora de casa foram as mais populares do país, Corinthians e Flamengo, clubes que têm muitos torcedores em todas as capitais.
O time paulista derrotou o Atlético-MG por 2 a 1 no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, enquanto o Flamengo bateu o Internacional por 3 a 1 no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Além dos torcedores, dirigentes e profissionais desses clubes, quem tem motivos para comemorar é a televisão. Flamengo e Corinthians devem ser os times que mais terão jogos televisionados em rede nacional por Globo e Record, as emissoras que têm direitos para transmitir o Brasileiro.
Curiosamente, o Inter, um dos dois derrotados em casa, é, em termos absolutos, a equipe que mais terá jogos exibidos, 15 -só que boa parte deles passará apenas para o Rio Grande do Sul.
O Corinthians vai aparecer 13 vezes em TV aberta, só que a maioria delas em rede nacional, o mesmo ocorrendo com o Flamengo, com 12 jogos previstos.
No ano passado, os dois maiores times de massa do Brasil já haviam sido os que tiveram mais partidas exibidas pela televisão.
O início promissor de Flamengo e Corinthians contrasta com o péssimo desempenho dos dois no Brasileiro do ano passado.
A equipe carioca ficou em 24º lugar entre os 28 participantes e escapou por pouco do rebaixamento. Já o Corinthians, campeão em 1998 e 1999, foi ligeiramente melhor, terminando em 18º lugar.
Por causa da overdose de jogos das duas esquipes na televisão, dirigentes de Flamengo e Corinthians reivindicaram cotas maiores para seus clubes. Contudo a Globo os igualou a Palmeiras, São Paulo e Vasco. Cada uma dessas equipes receberá R$ 8,5 milhões.
Nos 13 confrontos da primeira rodada do Brasileiro-2002 (oito ontem e cinco anteontem), foram marcados 39 gols, uma boa média de três gols por partida.
A maior goleada foi aplicada pelo Fluminense de Romário, que fez 5 a 1 no Cruzeiro, ontem, no Maracanã. Outro jogo teve seis gols: São Paulo 4 x 2 Paysandu.
Com os dois gols que fez em sua estréia no clube das Laranjeiras, Romário divide a liderança da artilharia com outros seis jogadores.
A estratégia da CBF de marcar confrontos entre grandes times nas primeiras rodadas -uma forma de obter boas arrecadações e "aquecer" o início do torneio- deu resultado. O maior público foi o do Maracanã, cerca de 70 mil pessoas. Atlético-MG x Corinthians levou quase 20 mil pessoas ao Mineirão, enquanto Santos (que bateu anteontem o Botafogo) e Palmeiras tiveram, em casa, platéias na faixa dos 15 mil.


Texto Anterior: Em 4 jogos, Nem é expulso pela 3ª vez
Próximo Texto: Futebol terá que "decolar" aos domingos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.