UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O CELEIRO

Clube baiano é o que mais cedeu atletas a times do Brasileiro-2003

Vitória garimpa para terceiros

Carlos Casaes/Agência A Tarde
Dudu Cearense, que é a maior revelação do Vitória em ação no clube hoje, participa de treino


DA REPORTAGEM LOCAL

Clube que mais cedeu atletas para o Brasileiro deste ano, o Vitória dificilmente aproveita seus melhores pratas da casa em sua equipe profissional. A maioria é negociada antes mesmo de chegar aos juniores.
"Nossos melhores atletas são vendidos até antes de chegar ao profissional. Ninguém pode cobrar títulos do Vitória no profissional", afirma Sinval Vieira, superintendente das divisões de base do clube baiano, que formou 4% de todos os atletas que disputam o Nacional-2003.
Ao todo, 32 atletas da competição vieram das divisões inferiores da equipe, que conta atualmente com 254 garotos.
Segundo ele, as categorias de base do clube sustentam o próprio time profissional. Só neste ano, foram negociadas cinco revelações, num valor total de US$ 8,5 milhões. "Com o dinheiro, cobrimos as despesas do futebol profissional, principalmente em um torneio deficitário como o atual Brasileiro", diz Vieira.
Com um orçamento de R$ 2,5 milhões por ano para as divisões inferiores, o time baiano, desde 1992, adotou uma política voltada para a formação de atletas. E fez um convênio com o PSV, da Holanda, que se tornou a principal porta de entrada dos jogadores do Vitória na Europa.
Já em 1993, o clube colheu seu primeiro fruto com o vice-campeonato brasileiro em um time que revelou Dida e Vampeta.
Hoje, o Vitória mantém, na Toca do Leão, um centro com quatro campos de futebol e alojamento para 142 atletas.
Neste ano, o clube teve atletas chamados para todas as divisões de base da equipe nacional.
No time principal, a maior revelação é o volante Dudu Cearense, 20, já convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira e que integrou a seleção sub-20 no Pan de Santo Domingo. O clube, aliás, diz ter recebido várias propostas por ele. (EAR)


Texto Anterior: Líderes apostam mais na experiência
Próximo Texto: Sem Paulo Almeida, Leão escala novato
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.