São Paulo, Domingo, 12 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Licitação emperra reforma do Maracanã para Mundial da Fifa

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

O Maracanã terá menos de dois meses para se preparar para a realização do primeiro Mundial de clubes da Fifa, em janeiro.
Apesar da promessa do governador do Rio, Anthony Garotinho (PDT), de começar a reforma do estádio em agosto, o início das obras foi adiado para outubro, de acordo com o presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio), Carlos Augusto Siqueira. A Emop é responsável pela execução de todas as obras em patrimônios públicos do Estado do Rio.
O Mundial de clubes é patrocinado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que também lidera a candidatura brasileira para realizar a Copa de 2006.
Segundo Siqueira, o início da reforma foi adiado por causa ""do grande interesse das construtoras nacionais pela licitação".
Na última segunda-feira, foi concluída a segunda fase da licitação realizada pelo governo do Estado, proprietário do estádio, para a escolha da empresa responsável pela reforma do Maracanã.
Na ocasião, 14 das 26 empresas ou consórcios que apresentaram proposta para reformar o estádio foram inabilitadas.
""Esperávamos o interesse de no máximo 20 empresas, mas quase 80 se interessaram, o que causou o atraso", disse Siqueira.
O nome da empresa vencedora da licitação será anunciado somente no dia 27.
Segundo Siqueira, a previsão para o início das obras é dia 5 de outubro.
""Mesmo assim, conseguiremos deixar o Maracanã pronto para o torneio", garantiu Siqueira.
Embora as datas do primeiro Mundial de clubes da Fifa não estejam confirmadas, o torneio deverá ser realizado entre os dias 5 e 16 de janeiro.
""As principais mudanças serão a colocação de cadeiras em todo o anel do estádio, inclusive na arquibancada, e a ampliação do setor de imprensa", disse Siqueira.
Para receber os jogos do Mundial, o Maracanã terá que se adequar às exigências da Fifa.
O estádio vai receber os jogos do Vasco na primeira fase. Lá também será realizada a final.
A outra sede do torneio será o Morumbi, onde deverá acontecer a abertura da competição e todos os jogos do Corinthians.

Encolher
Com a colocação de cadeiras na arquibancada, a capacidade do estádio vai ""encolher". No Mundial de clubes, o Maracanã passará a ter 90 mil lugares. Hoje, a capacidade é de 125 mil torcedores.
No projeto, a geral será novamente fechada, já que a Fifa proíbe torcedores de assistir jogos em pé nas competições que realiza.
De acordo com o presidente da Emop, deverão ser gastos cerca de R$ 30 milhões na reforma.
O projeto de modernização do Maracanã terá duas fases. A primeira acontecerá antes do Mundial. A segunda ocorrerá após o torneio e tem previsão para se encerrar em agosto de 2000.
No total, a reforma do Maracanã foi orçada em R$ 60 milhões.
Serão construídos ainda um museu do futebol, um centro de convenções, 120 camarotes, duas novas rampas de acesso e 3.000 vagas de estacionamento.


Texto Anterior: Reserva, Rodrigão dá a Autuori sua primeira vitória no Santos
Próximo Texto: Estádio fica aberto mesmo em obras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.