São Paulo, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOPING

"Pais" do THG são acusados de venda de droga

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário da Justiça dos EUA, John Ashcroft, anunciou ontem que o empresário Victor Conte, diretor dos laboratórios Balco, e outras três pessoas estão envolvidos em uma operação de distribuição ilegal da droga.
Foi nos laboratórios Balco que surgiu o THG, esteróide anabólico que não era detectado nos exames antidoping e que causou o principal escândalo esportivo do ano passado. Conte é acusado de criar e distribuir drogas ilegais para ao menos dez atletas dos EUA e vai responder a um processo.
O THG (tetraidrogestrinona) aumenta a força muscular. Como efeitos colaterais, pode levar à esterilidade no homem e ao desenvolvimento de características masculinas nas mulheres.
Até hoje, existem quatro casos de doping com THG no atletismo: o inglês Dwain Chambers (100 m) e os norte-americanos Kevin Toth (arremesso de peso), John McEwen (lançamento de martelo) e Regina Jacobs (1.500 m).


Texto Anterior: Basquete: Nenê desafia time badalado em jogo festivo
Próximo Texto: Futebol: Nike desafia tradição com novo uniforme da seleção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.