São Paulo, sábado, 13 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Melhor do mundo" faz boxe voltar a um estádio

Manny Pacquiao defende título na bilionária arena do Dallas Cowboys

Organizadores esperam que 45 mil pessoas assistam ao combate do filipino contra o ganês Joshua Clottey, por cinturão dos meio-médios

DA REPORTAGEM LOCAL

O filipino Manny "Pacman" Pacquiao, apontado por especialistas como o melhor pugilista da atualidade, tem hoje o maior teste de sua popularidade nos EUA. Ele defenderá o título dos meio-médios da OMB em luta contra Joshua Clottey, de Gana, na primeira luta de boxe do estádio dos Dallas Cowboys, que custou US$ 1,2 bilhão para ser construído.
Trata-se do retorno de uma importante luta de boxe a uma grande arena, seguindo a tradição de encontros históricos, como as lutas Muhammad Ali x Ken Norton e Joe Louis x Max Schmeling no estádio dos Yankees, em Nova York.
Nas últimas décadas, o mais próximo que se chegou disso foram combates organizados no estacionamento dos hotéis- -cassinos de Las Vegas.
Pacquiao, que tem em sua lista de vítimas campeões respeitados, como Oscar de la Hoya, Ricky Hatton e Miguel Cotto, é um popstar nas Filipinas. Lá, concorrerá neste ano a uma cadeira no Congresso, após já ter gravado CDs e protagonizado filmes, até mesmo vestido com um colant de super-herói.
Pelo retrospecto, o filipino é favorito para vencer o combate de hoje. Tem 50 vitórias, 3 derrotas e 2 empates. Clottey soma 35 vitórias e 3 derrotas.
"O fato de uma luta acontecer em um estádio mostra que o boxe é novamente um dos principais esportes deste país e de outras partes do mundo", comemora o promotor do evento, Bob Arum. A expectativa é que todos os 45 mil ingressos que foram colocados à venda se esgotem. Até quinta-feira, 41 mil tinham sido comercializados.
Jerry Jones, dono do Dallas Cowboys (time de futebol americano), crê que o local valoriza o evento e cita o All-Star Game da NBA, jogado na arena. "As 100 mil [pessoas no estádio] inspiraram os atletas a jogar o mais disputado Jogo das Estrelas até hoje. Vejo em nosso futuro outros eventos de boxe."


Texto Anterior: Entrevista: André Ribeiro, 1º ganhador, vira "vendedor"
Próximo Texto: Tênis: Thomaz Bellucci estreia contra ex-número 1
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.