São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Tenista, que joga amanhã no Masters Series de Hamburgo, caiu de 2º para 7º na lista de entradas desde que voltou a jogar

Em quadra, Guga despenca no ranking

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos dois meses em que esteve parado por causa da cirurgia a que foi submetido no quadril direito, Gustavo Kuerten manteve praticamente intocada sua segunda posição no ranking de entradas contando com tropeços de seus principais adversários.
O tenista brasileiro só deixou o segundo posto da lista uma vez, quando o espanhol Juan Carlos Ferrero venceu o Masters Series de Montecarlo -recuperou-o na semana seguinte.
Mas, hoje, quando será divulgada a lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), Kuerten, 25, aparecerá com 2.495 pontos e verá seus próprios tropeços o colocarem na sétima colocação do ranking. Desde maio de 1999 o tenista não sofria uma oscilação tão brusca na principal listagem da ATP, seja em queda ou ascensão.
Nem no ano passado, quando, em novembro, enfrentava uma má fase e chegou à inédita marca de cinco derrotas consecutivas em sua carreira, Kuerten perdeu posições -na época, manteve-se líder do ranking de entradas e da Corrida dos Campeões.
No Torneio de Mallorca (Espanha), que marcou sua volta à quadras em abril, Kuerten foi eliminado nas quartas-de-final pelo argentino Gaston Gaudio.
Vice-campeão do Masters Series de Roma (Itália), no ano passado, o brasileiro tinha 350 pontos para defender na competição. Foi eliminado na segunda rodada e somou apenas 35 pontos.
A queda de Guga, que já era esperada após sua despedida do torneio italiano, foi acentuada pela conquista do título pelo norte-americano Andre Agassi, ontem.
O brasileiro escapou de cair ainda mais, no entanto, graças à má atuação do espanhol Juan Carlo Ferrero, que, em sua defesa do título, caiu na segunda rodada diante do croata Ivan Ljubicic.
Kuerten está se preparando agora para sua estréia no Masters Series de Hamburgo (Alemanha), que acontecerá amanhã contra o alemão Nicolas Kiefer. O horário da partida só será divulgado pela ATP na tarde de hoje.
Além de ter de se preocupar em pegar ritmo de jogo, o brasileiro terá de tentar também recuperar posições no ranking de entradas. Ao contrário do que aconteceu em Roma, se cair no início do torneio alemão, Guga não tem muito a perder. No ano passado, foi derrotado na estréia e só terá cinco pontos para defender.
"Esse torneio é um dos meus preferidos. Foi aqui, nesta quadra, que eu tive um dos meus momentos mais felizes, quando fui campeão em 2000. Toda vez que entro nesta quadra me lembro da minha alegria e de Larri quando venci", afirmou o brasileiro, que está treinando sob o frio de 9C.
"Vou tentar buscar inspiração para ver se consigo ganhar alguns pontos [no ranking"", completou.
O torneio em Hamburgo será o último de Kuerten antes da disputa de Roland Garros. E, pelo desempenho de Andre Agassi após o título de ontem, o brasileiro ganhou mais um importante adversário na disputa por seu bicampeonato do Aberto da França.
"Ainda não estou perfeito, mas a conquista deste torneio [Roma" me deu muita motivação. Quero estar pronto para Roland Garros", disse o norte-americano.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Panorâmica
Próximo Texto: Vôlei - Cida Santos: O último duelo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.