São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

O último duelo

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Quem diria, o Banespa inverteu a lógica: derrotou o Telemig-Minas, por 3 sets a 1, em pleno ginásio do Mineirinho lotado, com mais de 24 mil pessoas. Com o resultado ficou tudo igual: uma vitória para cada time. Pode se preparar: sábado, as duas equipes voltam a se enfrentar no último duelo pelo título da Superliga.
O certo é que depois dessa façanha do Banespa não há mais favoritos. A equipe, que já tinha uma derrota no primeiro jogo em casa, superou a pressão de não poder perder e não se abalou com a força da torcida adversária. A vitória no último confronto foi lucro, e o time ganhou confiança.
A pressão agora está toda em cima do Minas, dono da melhor campanha do torneio e base da seleção brasileira. O time vai jogar de novo no Mineirinho, com a obrigação de ganhar e com o peso de um tabu: nunca conseguiu conquistar um título em casa.
Na última partida o que fez a diferença foi a defesa do Banespa. Bloqueio e defesa funcionaram bem e possibilitaram a armação de contra-ataques. O time do levantador Leandro também jogou com mais velocidade. O destaque foi Leo, o maior pontuador do jogo, com 19 pontos.
O certo é que o Minas também tem o levantador Maurício. E, se sábado ele estiver inspirado, tudo vai ficar menos complicado para o time mineiro.

A seleção cubana inicia novos tempos. A ordem é começar de novo. A partir de sexta-feira, fará uma série de amistosos contra a Venezuela para testar o novo time. A equipe na Liga Mundial contará só com três jogadores experientes: o levantador Alain Roca e os atacantes Tomas Aldazábal e Pavel Pimienta.
Vai ser uma temporada difícil para Cuba. Há seis meses, o time conquistou o título da Copa dos Campeões e era um dos favoritos para o Mundial da Argentina, em setembro. No final do ano passado, perdeu suas estrelas.
Os atacantes Ihosvany Hernandez, Angel Dennis, Leonel Marshall, Ramon Gato e o líbero Yasser Romero abandonaram a delegação e fugiram para a Itália. A alternativa foi apostar na nova geração, que terá uma missão não muito fácil: na Liga Mundial, está na mesma chave de Rússia, Holanda e Alemanha.
A equipe está sendo dirigida agora pelos integrantes da comissão técnica da seleção juvenil: Eliseu Ramos, Juan Leon e Ramon Laurence. Depois dos amistosos contra a Venezuela, o time irá para Portugal e Espanha.
A seleção feminina de Cuba também passa por renovação. O time está na Turquia para uma série de amistosos com a seleção local e a China. O primeiro grande torneio da temporada, inclusive para o Brasil, será a Volley Masters, a antiga Copa BCV, a partir do dia 4 de junho, na Suíça.
Pela relação de atletas inscritas nesse torneio, Cuba jogará sem Regla Torres e Marlenis Costa, as duas jogadoras mais experientes que restaram na equipe. Elas participaram dos treinos em Havana, mas não foram inscritas.
A Volley Masters será o principal teste para a central Nancy Carrillo, de apenas 16 anos e 1,91 m. Ela integrou a seleção juvenil e está sendo apontada como a sucessora de Regla Torres e Ana Ibis Fernandez, as duas feras do meio-de-rede do time cubano, que foi tricampeão olímpico em Sydney.

Italiano 1
O Modena é o novo campeão italiano. O time conquistou o título ao vencer a equipe do Sisley Treviso, por 3 sets a 2 (parciais de 21/ 25, 25/19, 20/25, 25/15 e 20/18), no quarto jogo da série melhor de cinco que definiria o campeão. O maior pontuador da equipe vencedora foi o russo Roman Iakovlev, que assinalou 25 pontos. Já o maior pontuador da partida que definiu o Campeonato Italiano foi outro atleta russo, Dimitri Fomin, atacante do Sisley Treviso. O jogador registrou 28 pontos na decisão.

Italiano 2
O Modena havia conquistado seu último título italiano em 1997. O maior destaque da equipe campeã desta temporada, que nas semifinais eliminou o Ferrara, dos jogadores brasileiros Giba e Gustavo, foi o levantador norte-americano Lloy Ball. A equipe titular nas finais contou também com Iakovlev, Giani, Cantagalli, Bovolenta, Gardini e o líbero Pippi.

E-mail cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: Tênis: Em quadra, Guga despenca no ranking
Próximo Texto: Panorâmica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.