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AUTOMOBILISMO
Negociação com finlandês deve ser divulgada apenas quando for definido o futuro de Schumacher e
Massa
Raikkonen fecha contrato com a Ferrari para 2007
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA
Kimi Raikkonen, 26, será piloto
da Ferrari no ano que vem. Em
Barcelona, onde hoje a F-1 define
o grid do GP da Espanha, a Folha
apurou que o contrato entre o finlandês e a equipe foi assinado.
A divulgação oficial do acordo
deve levar algum tempo, já que
Michael Schumacher anteontem
declarou que sua decisão sobre o
futuro "pode vir bem tarde". E a
idéia da escuderia é anunciar de
uma vez só sua dupla para 2007.
Ciente da situação, embora não
admita publicamente, Felipe
Massa já conversa com outros times para a próxima temporada.
É, antes de tudo, um ato de prevenção: a contratação do piloto da
McLaren é o mais forte indício de
que a carreira do alemão está chegando ao fim. Aos 37 anos, heptacampeão e dono de todos os recordes da categoria, Schumacher
dificilmente dividiria o time com
alguém que seu chefe, Jean Todt,
classifica como "especial".
A aposentadoria do alemão, cujo contrato termina em 31 de dezembro, abriria novamente os
portões de Maranello para Massa.
Dessa forma, a Ferrari do próximo Mundial correrá com as duplas Schumacher-Raikkonen ou
Raikkonen-Massa, com chances
maiores para a última -por
coincidência, o brasileiro e o finlandês deram os primeiros passos na F-1 na equipe Sauber.
Será o terceiro time do finlandês
em sete anos de F-1. Está desde
2002 na McLaren e correu em
2001 pela Sauber, que bancou sua
estréia em meio à onda de ceticismo. Raikkonen, então aos 21
anos, tinha no currículo apenas 23
provas de monopostos, todas na
F-Renault, categoria inferior à F-3
e à F-3000 (hoje GP2), que geralmente formam os pilotos da F-1.
Devido à sua inexperiência, correu as cinco primeiras etapas daquele campeonato sob observação da FIA (entidade máxima do
automobilismo). Se cometesse algum erro grave, teria a superlicença cassada e seria banido.
Além de não fazer nenhuma
besteira, Raikkonen mostrou serviço logo, a ponto de despertar interesse das equipes de ponta e de
fechar com a McLaren antes mesmo do término do Mundial.
De lá para cá, disputou 74 GPs
pelo time inglês, conquistando oito poles, nove vitórias e 16 voltas
mais rápidas. Em dois anos, 2003
e 2005, foi vice-campeão.
A derrota no ano passado, porém, foi doída. Raikkonen venceu
os mesmos sete GPs do campeão,
Fernando Alonso, mas foi vítima
de um motor que freqüentemente
quebrava. A decepção com a
McLaren e com sua parceira, a
Mercedes-Benz, foi fundamental
na decisão de se tornar o 73º ferrarista a correr o Mundial.
Praxe na F-1 atual, nenhuma
das partes envolvidas confirma o
fechamento da negociação. Mas
as negativas não são das mais incisivas. "Não temos pressa. Só podemos garantir que teremos uma
dupla muito forte no ano que
vem", afirmou Luca Colajanni,
assessor de imprensa da Ferrari.
"Não sei por que as pessoas
pensam que o meu futuro vai depender do que o Schumacher fizer", afirmou Raikkonen, ontem.
Massa mantém o discurso das
últimas semanas. Afirma que "as
coisas estão começando a acontecer". Schumacher, enfim, promete não tocar mais no assunto até
outubro. Quando, ao que tudo indica, falará pela última vez.
NA TV - Treino oficial para o
GP da Espanha, Globo, ao
vivo, a partir das 9h
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