São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruas do Rio tentam reproduzir clima de Copa

A um mês da abertura, muros da cidade "esquecem" craques do futebol e trazem desenhos de esportistas que disputarão os Jogos

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Vanderlei Cordeiro de Lima figura em muro em Vicente de Carvalho, zona norte do Rio, cujos moradores gastarão R$ 5.000 para fazer decorações com atletas do Pan

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Ronaldos e outros craques do futebol estão deixando os muros do Rio. A um mês para a abertura do Pan, as ruas da cidade começam a ganhar um clima de Copa do Mundo. Em vários bairros, moradores já enfeitam a cidade com desenhos de atletas que vão disputar os Jogos, como a judoca Edinanci Silva, a ginasta Daiane dos Santos e o cavaleiro César Almeida.
"Queremos também participar de alguma forma. Antes, só fazíamos uma decoração desta em Copas, mas o Pan do Brasil merece ser festejado", disse o aposentando Nilblan Silva, 58.
Desde março, ele planeja com mais 20 vizinhos a decoração da rua Taturana, em Vicente de Carvalho, na zona norte.
Com a ajuda de comerciantes e moradores de outras ruas do bairro, o grupo pretende gastar cerca de R$ 5.000 na decoração. Os muros já estão todos grafitados com desenhos de atletas e da mascote do Pan - o solzinho Cauê. Nesta semana, eles darão os últimos retoques.
"Aqui não é bagunça. Pela nossa projeção, vamos terminar exatamente no dia 25", brincou o aposentado, referindo-se aos constantes atrasos nas obras do Pan. Até agora, nenhuma arena foi entregue aos organizadores dos Jogos. Pelo prazo inicial, todos os locais de disputa teriam que estar prontos em dezembro do ano passado. Ontem, mais de dez pessoas trabalhavam na decoração.
"Apesar de adorarmos festejar uma vitória do Brasil, fazemos isto também para unir o bairro. Acreditamos que o esporte é a única saída para a segurança pública", disse Silva, que é vizinho ao morro do Juramento. A favela ganhou fama nacional nos anos 80 por ser reduto do traficante José Carlos dos Reis Encina, o Escadinha.
Além de Vicente de Carvalho, ruas da Tijuca, de Lins, da Vila Isabel, de Copacabana e do Centro estão sendo enfeitadas.
Assim como nas Copas, a Prefeitura do Rio criou até uma premiação para as ruas decoradas especialmente para o Pan. Também fará festas em bairros.


Texto Anterior: Memória: Cartola deposto tem recorde de participações
Próximo Texto: Ensaio: Organização quer efeito réveillon na festa de abertura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.