São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
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Investimentos começaram pelo esqui

da Reportagem Local

Os investimentos da Parmalat no setor de esportes tiveram início nos anos 70, quando a empresa italiana começou a patrocinar competições de esqui.
Em 1976, no entanto, decidiu dar uma guinada e partiu para o automobilismo, patrocinando o uniforme do piloto Niki Lauda.
Dois anos mais tarde, associou-se à equipe Brabham, tendo conquistado o Mundial de Fórmula 1 com o brasileiro Nélson Piquet, campeão das temporadas 1981 e 1983.
Em 1984, partiria para o futebol, patrocinando o Real Madrid, da Espanha.
Mas foi em 1987, quando assumiu o comando do Parma, então na terceira divisão da Itália, que passou a ser considerada modelo na administração esportiva, fazendo da equipe uma das principais do país.
No Brasil, assinou contrato de co-gestão com o Palmeiras em 1992. A opção pelo clube do Parque Antarctica deu-se por sua origem italiana, pela infra-estrutura que já tinha e, principalmente, pela falta de títulos -o último havia sido o Paulista-76.
Quando passou a conquistar campeonatos -o primeiro foi o Paulista-93-, a empresa começou a construir uma imagem de credibilidade junto à opinião pública.
Em dezembro do ano passado, o contrato foi automaticamente renovado até dezembro de 1999. No início do ano, porém, por comum acordo com o Palmeiras, ficou decidido que o acordo continuará, no mínimo, até início de 2002.
Além do Palmeiras, com a finalidade de fortalecer sua imagem no Sul do país, a empresa, a partir de 1993, começou a investir também no Juventude.
A opção por um time menor deu-se pela rivalidade entre Inter e Grêmio no Rio Grande do Sul, tida como maior do que entre os grandes clubes paulistas.
Com o Juventude, conquistou o Brasileiro-94 da Série B, o Gaúcho-98 e vaga na final da Copa do Brasil em 1999. (JCA)


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