São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
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AUTOMOBILISMO
Principais dirigentes da categoria divergem sobre o regulamento técnico para a próxima temporada
Pneus ameaçam rachar a cúpula da F-1

FÁBIO SEIXAS
enviado especial a Montreal

Uma divergência sobre o regulamento técnico da F-1 ameaça rachar a cúpula da categoria.
Os personagens envolvidos são os ingleses Max Mosley, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), e Bernie Ecclestone, da FOM (Formula One Management), grupo que administra a parte comercial da F-1.
O motivo da discórdia -a escassez de ultrapassagens nas corridas- surgiu há 15 dias, no GP da Espanha, em Barcelona. E poderá se repetir hoje, no GP do Canadá, sexta etapa do campeonato, a partir das 14h (de Brasília), com TV.
Ecclestone e Mosley batem de frente quando defendem suas idéias sobre um dos pontos mais polêmicos do atual regulamento, a adoção de pneus com sulcos.
Mosley, criador da inovação, a defende com veemência. Diz que o que interessa na F-1 é a segurança.
Na semana passada, quando a regra dos sulcos foi criticada por pilotos como Damon Hill e Michael Schumacher, o dirigente rebateu, afirmando que "eles não são pagos para darem opiniões".
Anteontem, Ecclestone surpreendeu, iniciando uma queda-de-braço com o colega Mosley. "Nunca fui muito favorável a essas mudanças nos pneus."
"Precisamos reduzir a velocidade dos carros por motivos de segurança. E o Max (Mosley) quer fazer isso por meio dos pneus. Eu mesmo não sei a razão disso", disse.
Ele ainda foi irônico. "Na cabeça dele, uma batida a 320 km/h é muito mais perigosa que uma a 250 km/h. Mas alguém também pode morrer se bater a 60 km/h."
"Precisamos voltar aos pneus lisos, maiores, para que haja mais aderência e as ultrapassagens sejam facilitadas", completou.
Sua atitude pode ser entendida como a "quase certa" volta dos pneus "slick" (lisos, sem os sulcos) à F-1 no ano que vem.
Ecclestone, que ocupa também a presidência da associação dos construtores e é vice de Mosley na FIA, é o homem mais forte da F-1 na atualidade. Suas idéias e opiniões são sempre acatadas e seguidas à risca pela categoria.
Os pneus com sulcos são apontados pelos pilotos como um dos maiores obstáculos às ultrapassagens nos GPs. O raciocínio de Mosley é: com menos área de contato com o asfalto, há menos aderência, os carros ficam mais instáveis e os pilotos são obrigados a frear antes nas curvas, para evitar acidentes.
Por outro lado, a regra também reduz as chances de os pilotos retardarem as freadas em curvas durante disputas de posições.
Uma reunião entre as equipes e a direção da FIA, para discutir mudanças no regulamento do ano que vem, deveria ter acontecido há duas semanas. No entanto, foi adiada duas vezes e, agora, não tem data certa para acontecer.


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