UOL


São Paulo, domingo, 13 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONAGEM

Giovane se firma e ganha status de símbolo do time

DA REPORTAGEM LOCAL

Giovane começou como titular em apenas quatro jogos nesta Liga Mundial e atuou bem em todos eles.
Mas foram as partidas em que saiu no banco que fizeram o técnico Bernardinho alçá-lo à condição de homem-símbolo da seleção.
Foi nessa mesma situação que ele teve participação decisiva na conquista do Mundial da Argentina, em 2002.
Reserva durante toda a competição, fez entradas importantes durante os jogos, principalmente no saque, e marcou o ponto do título na final contra a Rússia.
"Chegamos aqui pelo trabalho de uma equipe. Se deixarmos a individualidade acima da coletividade, vamos nos perder no meio do caminho", disse o treinador.
"É esse exemplo que o Giovane tem passado, principalmente aos mais novos."
O ponta de 33 anos se transformou em titular apenas na etapa final, em Madri (Espanha). Curiosamente, passou a ocupar a vaga de Giba, principal nome da equipe durante toda a fase de classificação.
No confronto contra a Rússia, o segundo da etapa decisiva, ele entrou no segundo set e foi fundamental para a vitória brasileira.
Diante da Itália, na rodada seguinte, começou em quadra desde a primeira parcial e foi o maior pontuador do jogo, com 19 pontos anotados -cinco deles em aces.
Ontem, o ponta foi novamente escalado desde o início da partida -marcou 12 pontos, cinco deles de bloqueio e sete de ataque.
Nas estatísticas da fase final, Giovane é o maior destaque do Brasil no ataque e no saque. Ocupa a segunda colocação nas duas listas, com 42,86% de aproveitamento nas cortadas e média de 0,47 ace por set. (ML)


Texto Anterior: Com 12, seleção de vôlei busca o tri da Liga Mundial
Próximo Texto: Adversário saca por 1º título e retorno ao topo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.