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São Paulo, domingo, 13 de julho de 2003

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Aerofólio de aço explica evolução no campeonato

DO ENVIADO A MAGNY-COURS

Apesar dos esforços do inglês Frank Dernie para manter sigilo absoluto, a descoberta que levou a equipe Williams de volta às vitórias e à disputa pelo primeiro lugar do Mundial de Construtores já é de conhecimento de suas adversárias.
Um dos primeiros engenheiros da F-1 a usar softwares para projetar os carros, Dernie optou por uma solução básica para tentar resolver o problema crônico do modelo FW25: as escapadas de frente.
O inglês partiu do princípio de que bastava aumentar o peso na frente do carro para tentar solucionar a questão.
Ele decidiu, então, encomendar à fábrica um aerofólio feito de aço, de 13 kg -a peça convencional, de fibra de carbono, pesa atualmente 3 kg.
A experiência deu certo. No GP da Áustria, na pista do circuito A-1, com o carro equilibrado, a equipe de Frank Williams começou a crescer na temporada.
Dernie estreou na F-1 em 76, na Hesketh. Em 1979, o engenheiro foi para a Williams, onde ficou por dez anos e viveu a melhor fase de sua carreira.
Foi lá que conquistou quatro Mundiais de Construtores e desenvolveu a suspensão ativa do time. De lá para cá, peregrinou por Lotus, Ligier, Arrows e Lola e em 1998 se afastou da F-1 para voltar agora. (FSX)


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