São Paulo, sexta-feira, 13 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[!] Foco

Nadadores do Brasil viram 'anjos secretos' e se unem com Beethoven e Batman

DO ENVIADO AO RIO

A comissão técnica da equipe brasileira de natação criou uma maneira inusitada de incentivar os atletas no Pan. Foi criado o "anjo secreto".
Cada nadador tirou um colega de equipe por sorteio. Ele será responsável por observar treinos e dificuldades do companheiro e estimulá-lo com bilhetinhos. As identidades dos "anjos secretos" só serão reveladas no fim do Pan.
A caixa de correio fica no apartamento dos treinadores, na Vila. À noite o grupo se reúne lá para exercícios de motivação. Aproveitam para recolher as mensagens.
A idéia já foi posta em prática pelo técnico Alberto Silva no Pinheiros, em São Paulo.
Para que os encontros, que duram cerca de 30 minutos, sejam mais intimistas e tenham um toque lúdico, Silva retira os móveis e espalha colchões pela sala. Até um abajur do Batman compõe o cenário.
"Ontem foi nossa primeira reunião com a equipe completa. Tocamos a "Nona Sinfonia", de Beethoven. Alguns relatam alguma dificuldade que passaram. Também fazemos relaxamento e visualizamos a prova", disse o técnico, que defende que o sucesso de um depende da união de todos. "Se você criar um bom ambiente na delegação, conseguirá atrair boas atitudes. Isso contagia o grupo."
A idéia do anjo secreto foi bem recebida pelos nadadores, que destacam a chance de conhecer melhor outros membros do grupo, que terá 35 atletas. Alguns disputam sua primeira grande competição. Outros canalizam a pressão por medalhas.
"Nunca tinha feito isso. Sorteamos ontem os nomes. Mas tirei uma pessoa do meu clube, o Minas, que já conheço muito bem", comenta Thiago Pereira, 21, que irá nadar sete provas durante o(ADALBERTO LEISTER FILHO)


Texto Anterior: Com a palavra - Carlos Arthur Nuzman: O Pan e sua relevância
Próximo Texto: Squash: Operários e andaimes ocupam quadra a dois dias da disputa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.