São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Caixa
Os clubes da Série A receberão R$ 9 milhões do "pool" de patrocinadores do Brasileiro (Visa, Brahma, Coca-Cola, Itaú e Gatorade). O valor será depositado mensalmente na conta do C13.

Taxa
Os cinco patrocinadores investirão R$ 15 mi. A Globo Esportes, que agenciou o acordo, ficará com 25% do valor. A outra parte será investida em confecção, manutenção e transporte das placas e em publicidade.

País do futebol
A Série B pode entrar no livro dos recordes: terá jogos às terças, às quartas, às sextas, aos sábados e aos domingos (a TV exibirá jogos às terças e às sextas).

Ativo
Os conselheiros desconhecem o acordo que uniu CMG Worldwide e Flamengo (a multinacional vai cuidar dos contratos de imagem dos atletas), alinhavado pelo ex-presidente do clube Edmundo Santos Silva, que continua indo à Gávea.

Disputa
Até agora só duas chapas lançaram candidatura à presidência do Flamengo. Walter Oaquim, vice de futebol, é o nome da situação. Márcio Braga lidera a oposição, que conta ainda com Michel Assef. Nenhuma tem o apoio do atual presidente do clube, Gilberto Cardoso Filho.

Sem-sala
Promete barulho a queda-de-braço entre os jornalistas que cobrem a CBF no Rio e a direção da entidade. Ricardo Teixeira está disposto a não ceder nenhuma sala da nova sede para os repórteres, que não abrem mão do espaço -como havia na sede anterior. O Sindicato dos Jornalistas do RJ deve entrar na confusão para defender a categoria.

Mais para frente
Foi adiado o encontro entre Teixeira e o governador do MS, Zeca do PT, na CBF, agendado para hoje e confirmado à Folha pelos dois. Zeca, cujo sobrinho Vander Loubet teve a candidatura a deputado federal cassada ontem, vai à Brasília tentar consertar o rombo aberto pelos cortes no Fundo de Participação dos Estados -de quebra, tenta "ressuscitar" o parente. A nova data ainda não foi marcada.

Posse
FHC e o ministro Caio Carvalho dão posse hoje, em Brasília, aos 18 membros que vão formar o Conselho Nacional do Esporte, regulamentado pelo presidente da República.

Aos pedaços
Com a saída de Scolari, deixa também a seleção a sua "tropa de choque", formada pelo auxiliar Murtosa, o preparador físico Paulo Paixão e o treinador de goleiros Carlos Pracidelli. O resto da comissão será mantido.

Só entra penta
Um dos mantidos, o médico José Luís Runco avalia nesta semana Juninho, Denílson e Edílson. Lesionados, eles podem ser cortados do amistoso contra o Paraguai, dia 21. Caso isso ocorra, Scolari não convocará substitutos -a festa é só para pentas.

Matinê
A seleção chega a Fortaleza na próxima segunda. Treina no mesmo dia à noitinha e na terça. O amistoso será quarta às 16h.

Cúpula
Fábio Koff e Ricardo Teixeira se reuniram ontem no Rio. Os presidentes do C13 e da CBF discutiam a viabilidade do novo calendário, com Brasileiro longo.

Aproximação
Para Teixeira, a solução do calendário é mais urgente do que a definição do novo técnico da seleção. Ele acredita que o encontro de ontem, que teve a participação do palmeirense Mustafá Contusi e do botafoguense Mauro Ney Pinheiro, serviu para reaproximá-lo dos clubes.

Na rede
Até o final da semana o projeto que transformará a "MP da Moralização" do futebol em lei deverá estar na internet. A promessa é do relator da proposta, o deputado Ronaldo César Coelho (PSDB-RJ).

Contagem regressiva
A votação do projeto que converte a MP em lei passa a sobrestar a pauta da Câmara e do Senado no próximo dia 2.

Assédio
A diretoria do Santos está irritada com Zezé Perrella. Anteontem, o presidente do Cruzeiro convidou Emerson Leão para trocar a Vila por Belo Horizonte.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Marcelo Portugal Gouvêa, presidente do São Paulo, sobre Antonio Roque Citadini, em entrevista ao gazetaesportiva.net:
- O Ricardinho não participou da estréia porque ele não quer mais jogar no Corinthians. O Citadini está enganando [quando diz que ele não joga porque está sendo negociado].

CONTRA-ATAQUE

Até entre os homens

Nenhum jogador parece estar mais na moda no Brasil que o meia-atacante Kaká. Herói dos são-paulinos e das adolescentes, o bom moço do Morumbi ficou ainda mais em evidência depois da conquista do penta no Japão, mesmo quase não tendo jogado.
O assédio ao jogador de 20 anos é tanto que já chegou a irritar o técnico Oswaldo de Oliveira, que proibiu a entrada de torcedores no treino da equipe durante a Copa dos Campeões.
Capa de revistas semanais e para adolescentes, requisitadíssimo para comparecer aos programas esportivos e também aos não-esportivos, Kaká arrasta dezenas de fãs por onde passa. E não precisa ir longe.
No treino da última sexta, antes da estréia do time no Brasileiro, duas meninas gêmeas de cerca de quatro anos de idade esperavam pela saída do jogador no CT. Mas quem apareceu primeiro foi Júlio Baptista.
- Vocês estão esperando o Kaká? Então falem para ele que ele é lindo! E digam que fui eu que mandei o recado, disse o companheiro de time do novo "reizinho" do Morumbi.



Próximo Texto: Romário usa Nike e gera saia justa no Flu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.