São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro aparece em 36º no ranking divulgado ontem e pode deixar top 50 antes do Aberto dos EUA, no final do mês

Guga tem pior colocação na ATP desde 97

MARCELO SAKATE
DA REPORTAGEM LOCAL

Na pior posição da carreira desde que disputou como azarão e ganhou em Roland Garros, há cinco anos, Gustavo Kuerten poderá deixar o grupo dos 50 melhores tenistas do mundo quando começar o Aberto dos EUA, dia 26.
No ranking divulgado ontem pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o brasileiro aparece na 36ª colocação.
Kuerten teve descontados os 500 pontos referentes ao título no Masters Series de Cincinnati, no ano passado. Eliminado logo na primeira rodada, na semana passada, Guga somou apenas cinco. Acumula hoje 930 pontos, contra os 1.425 do último ranking, em que era o 19º colocado.
Vice-campeão no Torneio de Indianápolis em 2001, Guga desistiu de participar da edição deste ano, que começou ontem. Preferiu retornar ao Brasil para se dedicar somente aos treinamentos, uma postura distinta à adotada no ano passado, quando disputou cinco competições em seis semanas, na temporada de quadra dura nos EUA e no Canadá.
Sem ter como defender os 175 pontos relativos à decisão em Indianápolis, Kuerten irá aparecer no próximo ranking com 755, pontuação que lhe deixaria, nesta semana, na 47ª colocação.
A posição exata depende ainda do desempenho dos tenistas próximos a ele no ranking, nos torneios realizados nesta semana.
A classificação da ATP que será divulgada na segunda-feira servirá como base para a organização do Aberto dos EUA, o último Grand Slam do ano, definir os 32 tenistas pré-classificados.
Usualmente, apenas o Torneio de Wimbledon não costuma seguir o ranking para escolher quais os tenistas cabeças-de-chave.
Como só retornará ao circuito em Nova York, Guga não aparecerá como pré-classificado em um Grand Slam pela primeira vez desde o Aberto da Austrália de 1999. Na ocasião, ele ocupava a 23ª posição no ranking da ATP.
Dessa forma, o brasileiro estará sujeito a enfrentar, conforme o sorteio das chaves, um tenista da elite logo nas primeiras rodadas.
Em Cincinnati, ele teve como adversário na estréia o inglês Tim Henman, na ocasião o quarto melhor da ATP. Perdeu em dois sets.
Após a derrota, Guga afirmou que já não pensava mais em resultados neste ano. Disse que a prioridade é a próxima temporada, quando acredita ser possível estar de novo 100% fisicamente.
No Aberto dos EUA, Kuerten colocará em jogo 250 pontos, uma vez que alcançou as quartas-de-final no ano passado. Depois, terá que defender apenas mais 19 pontos até o final da temporada.



Texto Anterior: Basquete - Melchiades Filho: Indy 2
Próximo Texto: Panorâmica - Basquete: Brasil enfrenta Argentina pelo Super Four
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.