São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1982 x 2002

ALTURA
A seleção brasileira vice-campeã mundial de 1982 não tinha um jogador sequer com mais de 2 m. A média de altura da equipe era de 1,92 m. Os dois jogadores que mais contribuíam para essa marca eram Léo e Fernandão, ambos com 1,98 m. O titular mais baixo era o levantador William, com 1,85 m. No time atual, quatro atletas têm estatura superior a 2 m. Dessa forma, a média do time é de 1,95 m. Entre os titulares do time comandado por Bernardinho, o mais alto é Gustavo (foto), com 2,03 m. O reserva Rodrigão tem 2,05 m.

ORIGEM
Na primeira vez que sentiu o gosto de disputar uma decisão do Mundial, o Brasil tinha uma seleção de vôlei com jogadores concentrados em clubes de São Paulo e do Rio. Na Pirelli, que tinha sua sede em Santo André, atuavam Montanaro, William, Xandó e Amauri. Outro grande grupo, que tinha Bernard, Bernadinho e Renan, jogava na Atlântica, do Rio. No time atual não há jogadores de clubes cariocas. São Paulo, pela lista inicial da competição, tem quatro atletas no grupo, mas divididos em duas equipes. O maior fornecedor de jogadores é o Telemig-Minas, que contava com Maurício, Henrique, Dante e André Nascimento.

EXPERIÊNCIA
Apesar de bem mais jovem, a seleção de 1982 tinha uma experiência em grandes competições bem parecida com a do grupo atual. Bernard e William, por exemplo, já tinham disputado duas Olimpíadas. Xandó foi aos Jogos de Moscou, em 1980, com apenas 19 anos, assim como Renan. Já os atletas que enfrentam hoje a Rússia, que se destacaram nas categorias de base com o time nacional, tiveram que esperar a saída das quadras da geração campeã olímpica em 92, em Barcelona, para ganharem espaço. Dos 12 jogadores, só Nalbert, Maurício e Giovane disputaram duas Olimpíadas. Mais da metade da equipe de Bernardinho não participou do último Mundial, no Japão, em 98.

IDADE
Em 1982, o Brasil tinha uma seleção muito mais jovem em relação ao time atual. A média de idade dos 12 jogadores da primeira equipe do país a disputar uma final de Mundial era de 22,9 anos. Só três tinham mais de 25 anos -William, Fernandão e Bernard (foto). Ninguém tinha entrado ainda na casa dos 30. Entre os principais jogadores, Xandó, então com 21 anos, era o mais novo. Mais velho, o grupo de 1982 não repetiu o desempenho no Mundial de 1986. Já o time atual tem média de 26,5 anos. Maurício, 34, e Giovane, 32, são os mais veteranos.



Texto Anterior: Depoimento: Ele sempre teve interesse em estudar o vôlei
Próximo Texto: A campanha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.