São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Invicto há dez partidas, brasileiro enfrenta Paul-Henri Mathieu, que não perde há nove jogos, na decisão de Lyon

Na França, Guga tenta 1º título no carpete

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten tenta hoje seu 18º título, o primeiro no carpete. O brasileiro derrotou ontem o francês Arnaud Clement por 2 sets a 1 (6/4, 6/7 e 6/3) e hoje, a partir das 10h, enfrenta outro francês, Paul-Henri Mathieu, na decisão do Torneio de Lyon.
Guga disputa sua primeira final no carpete em seu 19º torneio na superfície -sua melhor campanha havia sido a semifinal do Masters Series de Paris de 2000.
O carpete é um piso rápido, com poucos torneios. Das 65 disputas programadas para esta temporada, somente 6 são na superfície.
Por ter um espaço restrito no calendário, Kuerten pode chegar ao seu primeiro título no carpete na metade de torneios disputados em quadra dura, predominante no circuito, com 31 disputas.
Quando foi campeão em Indianápolis, sua primeira vitória fora do saibro, em 2000, Guga jogava seu 38º torneio em quadra dura.
No saibro, Kuerten precisou de apenas 13 torneios para chegar ao título de Roland Garros, em 1997.
A campanha em Lyon confirma a boa fase de Guga, que não perde há dez jogos -sua última derrota foi nas oitavas-de-final no Aberto dos EUA, no início de setembro.
A série invicta inclui vitórias em três superfícies diferentes.
Na quadra dura, Guga venceu seus cinco jogos no Torneio da Costa do Sauípe e conquistou seu primeiro título após a cirurgia no quadril. No saibro, Kuerten ganhou um jogo e ajudou o Brasil a derrotar o Canadá, na Copa Davis. E agora, em Lyon, o brasileiro já tem quatro vitórias.
"Desde o meu primeiro jogo [contra Younes El Aynaoui" fui crescendo no torneio, jogando melhor a cada partida e estou até surpreso com a maneira como estou jogando", afirmou o tenista.
"Estou melhor do que esperava e muito contente por estar na minha primeira final no carpete. Os últimos dois meses têm sido maravilhosos para mim e acho que hoje [ontem" é um dos meus dias mais felizes do ano."
Guga iniciou o torneio francês com um aproveitamento inferior a 50% no carpete. Com a performance em Lyon, o brasileiro já ostenta 21 vitórias em 39 jogos.
A partida de ontem marcou a segunda vitória de Kuerten em dois jogos contra Clement, 47º do ranking de entradas.
O francês, que não havia cedido nenhum set até as semifinais, começou sacando e teve seu serviço quebrado logo no terceiro game. Guga só precisou confirmar seu saque para fechar em 6/4.
O segundo set foi decidido no tie-break, dominado amplamente por Clement, que fechou em 6/1.
No set decisivo, Kuerten chegou a ter dois match points no oitavo game, mas só venceu no seguinte.


NA TV - ESPN Brasil, ao vivo, às 10h


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: Grato Redondo
Próximo Texto: Adversário da decisão também chega embalado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.