São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEGÓCIOS

Empresas ligadas à área esportiva foram citadas

Marcas associadas ao esporte ganham destaque no Top of Mind

DA REPORTAGEM LOCAL

O esporte ocupa lugar de destaque no marketing de várias marcas citadas na pesquisa Top of Mind, realizada anualmente pelo Datafolha e publicada pela Folha.
O levantamento de 2002 apontou as marcas mais lembradas pelos consumidores em 35 categorias, divididas em sete setores.
Em cada categoria são apresentadas as três marcas mais lembradas, e o esporte aparece nas ações de desenvolvimento e sustentação de marca de pelo menos um premiado em cada setor.
A área esportiva já recebia atenção de várias empresas, mas, neste ano, o setor ganhou fôlego com a disputa da Copa do Mundo.
Entretanto, mesmo com grande investimento no Mundial, as marcas não conseguiram resultados muito diferentes da pesquisa de 2001. A Antarctica, segunda colocada na categoria de refrigerante e que teve sua imagem associada à seleção pentacampeã, oscilou dentro da margem de erro da pesquisa -de 17% para 18%.
"O fato de o ano ter contado com uma Copa do Mundo não muda substancialmente nada na estratégia de uma empresa", afirmou Jaime Troiano, diretor da Troiano Consultoria de Marca.
Outra marca ligada ao esporte lembrada no levantamento foi a Olympikus, que, no início deste ano, associou seu nome a Gustavo Kuerten. Com o tenista como seu principal garoto-propaganda, a Olympikus manteve o primeiro lugar na categoria tênis, empatada com a Rainha, com os mesmos 15% dos dois anos anteriores.
A pesquisa foi feita entre 19 e 21 de agosto. Foram ouvidos 5.445 pessoas acima de 16 anos em 126 municípios brasileiros.



Texto Anterior: Adversário da decisão também chega embalado
Próximo Texto: Guga aumenta seu espaço no mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.