São Paulo, quinta, 13 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM
'Clube-empresa é solução'

do enviado a Nova Iguaçu (RJ)

A volta do meia Zinho para o Brasil foi encarada pelos sócios do Nova Iguaçu como uma "alavanca" para o clube, que disputa a segunda divisão do Campeonato Estadual do Rio.
Com a volta do jogador, tetracampeão mundial, aumentam as chances de a equipe conseguir parceiros para seu crescimento, já que Zinho está usando seu prestígio para buscar mecenas para o time. (AGz)

Folha - Qual a sua opinião sobre os clubes-empresas?
Zinho -
Transformar o clube em empresa é a solução para o esporte. O departamento de futebol do Palmeiras, por exemplo, já funciona assim.
Os dirigentes dos clubes precisam prestar contas sobre os seus atos. Eles ficam um período na direção e depois vão embora, deixando a bomba para seus sucessores. Se eles tiverem que responder por seus atos, terão mais responsabilidade.
Folha - Você vai transformar o Nova Iguaçu em empresa?
Zinho -
No próximo ano. Vamos adequar os estatutos às funções que os sócios já desempenham hoje. Já funcionamos como uma empresa. Só falta colocar no papel. Temos os pés no chão.
Folha - Como surgiu a idéia de fundar o clube?
Zinho -
Em 1989 estava viajando, de férias, à Paraíba com o Jânio (Moraes, atual presidente do Nova Iguaçu).
Conversamos muito sobre futebol e a situação social de Nova Iguaçu. Percebemos a quantidade de bons jogadores que surgem na região e a ausência de um clube forte que poderia manter os garotos na cidade. Pensamos nisso e juntamos pessoas que não precisavam do futebol para sobreviver e que estavam pensando em realizar um trabalho social.
Folha - Você já ganhou dinheiro com o clube?
Zinho -
Ainda não tivemos lucro. Até agora só colocamos dinheiro lá. Eu contribuo com R$ 10 mil a R$ 15 mil por ano.
Folha - Qual o caminho para fazer o Nova Iguaçu crescer?
Zinho -
Com uma parceira boa vamos crescer rápido. Hoje, por exemplo, temos até que fabricar nossos uniformes.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.