São Paulo, Sábado, 13 de Novembro de 1999
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STOP & GO
Triste fim

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Com certo atraso, a coluna analisa hoje a decisão do título no Japão, a corrida mais estranha do ano, para não dizer da década. A má largada de Schumacher, a fantástica largada de Hakkinen, a apatia de Irvine, as acusações de Coulthard, nada, absolutamente nada foi capaz de salvar o melhor campeonato dos últimos anos de um epílogo chocho, incapaz de resumir uma temporada de grandes corridas.
Magny-Cours, Nurburgring e Malásia, só para citar as excepcionais, mereciam uma conclusão épica. O roteiro foi bem até a bandeirada em Sepang. A partir de então, os produtores do filme exigiram uma cena final quadrada e de retorno garantido. Mataram o campeonato.
É óbvio que a Ferrari tinha seus segredos no carro. E era mais do que óbvio que, derrotada no tapetão, a McLaren iria transformar seu MP4/14 em um disco voador sobre rodas. E que tudo isso iria passar batido, fosse qual fosse o resultado, já que o esporte não suportaria mais um tribunal -sim, isso é prerrogativa de nosso glorioso bananal.
E, no final das contas, Hakkinen foi bicampeão, feito que, no máximo, aumenta seu salário -vexatório, revelou-se, nesta semana, que a Mercedes correu atrás de Schumacher com um emprego para toda a vida.
E Schumacher, tenha ou não tirado o pé (Irvine, com uma corrida medíocre, ficou sem argumentos para reclamar do alemão), de novo tentará o título em 2000. Está se lixando para as acusações da mídia e só faz elogiar Barrichello, esperto que é.
Enfim, nenhuma novidade. Apenas a confirmação de que o esporte aditivado dos dirigentes, antes de produzir emoção barata, mina a competitividade.
Se a Ferrari estava irregular na Malásia, e tudo indica que sim, deveria ter perdido o título naquele domingo. Mas resolveram salvar Suzuka à custa de todo um campeonato -imagine o que seria 2000 com os brios ferraristas em alta e uma McLaren tentando provar-se digna.

NOTAS

A chance
Do completo desemprego a uma das mais cobiçadas vagas da próxima temporada, Hélio de Castro Neves ganhou a chance de uma vida na temporada de 2000. Grande chance também para os promotores da Indy no Brasil. Agora, a coisa ou vai ou racha de vez.

A frase
"Irvine é mesmo um cara engraçado. De cada dez coisas que diz, nove são besteiras." De Rubens Barrichello, profundo, em entrevista para a revista "Caras". Depois de Suzuka, todo mundo resolveu meter a boca no piloto irlandês. Quanta falta pode fazer um título.

Lucro
A FIA faturou nada menos do que US$ 69.250 em multas aplicadas aos pilotos na temporada que acabou. Ralf Schumacher foi quem mais pagou, US$ 12.250 no total, todas por excesso de velocidade nos boxes.

E-mail mariante@uol.com.br


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