São Paulo, sábado, 13 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VELA

Brasil tem boas atletas na laser radial, uma das novas classes para Pequim-08

Mulheres celebram troca de barco

DA REPORTAGEM LOCAL

A Isaf (Federação Internacional de Vela) alterou duas classes para os Jogos de Pequim-2008, com benefícios diretos ao Brasil. O país havia iniciado lobby para trocar a classe europa, pouco difundida no mundo, pela laser radial, na qual conta com boas velejadoras.
A outra alteração feita pela entidade, em reunião realizada em Copenhague (Dinamarca), foi a retirada da mistral da competição e sua substituição pela neil pryde.
"A Europa e a China queriam manter a classe, mas conseguimos o apoio de EUA e de países da América Central. Isso foi fundamental para vencermos", contou à Folha Harry Adler, representante brasileiro no encontro.
A mudança irá popularizar a vela feminina, já que a laser radial é mais difundida que a europa. A classe já alterou os planos de atletas do país. "Começaria a treinar na yngling em 2005. Felizmente ficarei na minha classe", diz Caroline Béjar, 23, que foi ao Pan-03, mas nunca esteve em Olimpíada.
Em Atenas, o Brasil não teve representante na europa. Isso pode mudar em 2008. "Temos boas velejadoras na laser radial, como a Caroline e a Isabela [Malpighi]. Aumentaram nossas chances de medalha", festeja Nina Castro, do comitê feminino da FBVM (Federação Brasileira de Vela e Motor).
Outra reivindicação nacional, porém, não foi aceita. O país tentava tirar a yngling dos Jogos. As alternativas seria a entrada da j22 ou a volta da soling. "A j22 era ideal, mas ela tem quatro tripulantes. Para entrar nos Jogos teria que ter três, e a fábrica não quis fazer as adaptações", lamenta Nina.


Texto Anterior: Atletismo: On-line, "anjo" de Vanderlei testa fama
Próximo Texto: Bimba, 4º na Grécia, lamenta alteração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.