São Paulo, terça-feira, 13 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiago, da Lusa, supera Rogério

Camisa 1, que busca vaga na Série A hoje, já fez mais gols nesta temporada que o ídolo são-paulino

Mais precoce que o atual recordista mundial, goleiro, que marcou 13 vezes, diz que fechar temporada à frente será algo para toda a vida

Fernando Donasci - 9.nov.07/Folha Imagem
O goleiro Tiago, da Portuguesa, que já soma 13 gols em 2007, é cumprimentado por colega após vitória na Série B do Brasileiro


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Será possível algum goleiro fazer mais gols que Rogério Ceni? Tiago, da Portuguesa, já conseguiu isso, pelo menos neste ano, e, pela sua precocidade, pode fazer história.
Foram 13 gols em 2007, três a mais que o ídolo são-paulino, que soma 78 gols em jogos oficiais desde que marcou o primeiro, em 97. E Tiago, que enfrenta o Coritiba fora de casa, espera festejar hoje o acesso da Lusa à primeira divisão do Brasileiro -já o fez no Paulista. Para tanto, basta ao time do técnico Vágner Benazzi um empate.
Se Rogério fez seu primeiro gol como profissional com 24 anos e 24 dias, Tiago iniciou sua trajetória artilheira antes dos atuais 24 anos. Se Rogério marcou seu primeiro de pênalti aos 26, Tiago já fez 11 desse tipo e está longe do 25º aniversário. Se Rogério virou batedor oficial de pênalti do São Paulo aos 32, Tiago já é o cobrador da Lusa.
""O Rogério é inspiração. Não só como batedor de falta mas como goleiro. Penso em seguir trabalhando e mantendo a média [de gols]. Tento cada vez aprimorar mais essa parte extra, pois a obrigação é embaixo do gol. Se acontecer isso [superar o recorde de Rogério], será conseqüência", falou Tiago.
Humilde, ele já se diz satisfeito por superar o são-paulino neste ano. ""Se chegar ao final do ano e já tiver mais gols que ele na temporada, será algo para guardar para toda a vida."
Foram só dois gols de falta, algo que Tiago estranha. ""Dois dos meus primeiros gols foram de falta. Só bato quando a falta é boa para mim, centralizada. Se passa da meia-lua, não adianta arriscar, sendo que o aproveitamento não é tão bom."
O goleiro tem mais coisas em comum com o são-paulino. Primeiro, nasceu no Paraná. Depois, tem defendido pênaltis em série. ""Neste ano, acho que teve uns cinco pênaltis contra a Portuguesa e peguei uns três no Brasileiro", gaba-se o atleta.
Em 8 de maio de 2005, Tiago enfrentou Rogério. Foi 5 a 1 para o São Paulo em cima do Corinthians, e o arqueiro tricolor marcou de pênalti no até então corintiano. O goleiro da Lusa já pensa na revanche em 2008, pois deve enfrentar Rogério no Paulista e no Brasileiro. ""Será jogo bom. Se tiver chance de fazer um gol nele, vou bater com a maior tranqüilidade. Agora, fazer um gol num ídolo sempre terá um gostinho diferente."
Ele disse que até tomar o gol de Rogério não pensava em bater faltas. ""Eu só pensava em bater pênalti. Sou de segurar ao máximo a batida [do pênalti] para dificultar para o goleiro. Na falta, estou aprendendo a dosar a força, pois tem hora que não há necessidade."
Tiago acredita que não será moda no futuro goleiro bater falta e pênalti. ""O preconceito é grande por ser goleiro. Tem muita gente contra. Depende do treinador que você tiver. Hoje, tenho um técnico que confia muito em mim, mas amanhã posso trabalhar com outra pessoa que não queira que eu bata. Vou fazer o quê?"
Tiago lembra, aliás, que foi o atual técnico da Portuguesa que o descobriu como batedor de faltas e pênaltis.
""Comecei como brincadeira, daí o Benazzi me viu treinando e falou comigo que, se eu tivesse confiança no jogo, tinha autorização para tentar fazer gol."
Tiago já venceu batalha com o corintiano Felipe. ""Quando cheguei à Portuguesa, ele era o titular. Ele se machucou contra o América-RN. Entrei e fiquei os últimos 15 jogos de 2006 como titular", diz ele, que tem como maior ídolo Taffarel.
Apesar dos êxitos, sua contagem não é reconhecida. Para a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, que não conta gols em jogos de Série B, Tiago tem só um gol, feito na Copa do Brasil.


Texto Anterior: Ferrari se despede do seu time dos sonhos
Próximo Texto: Hora agá: Times podem ir à série a hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.