São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

LDU e mais 16, até agora


Não há como Conmebol, Globo, Santander, Traffic ou seja lá quem for barrar o time equatoriano em 2009. Espero

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

HÁ 17 equipes classificadas para a Libertadores de 2009 (até 4/11): Lanús e River Plate (ARG); Universitario de Sucre e Aurora (BOL); Sport (BRA); Everton e Universidad de Chile (CHI); Boyacá Chicó (COL); LDU (EQU -último campeão); Libertad (PAR); Universitario (PER); Defensor, Nacional e Peñarol (URU); Caracas, Táchira e Anzoátegui (VEN).
""Veja na página da Conmebol. Não há nada oficial [sobre o campeão da Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana se enfrentarem por uma vaga na Libertadores do ano seguinte]. Estou estranhando que desde segunda-feira jornalistas brasileiros estão me ligando sobre isso. Tenho que desmentir. Não sei de onde saiu essa história. Nunca foi proposto. Pode ser que aconteça no futuro, mas até agora não tem nada oficial", disse à coluna Nestor Benítez, o diretor de comunicação da Conmebol.
Como mostrei no primeiro parágrafo, o site da entidade já dá a LDU, na condição de campeã vigente, na próxima Libertadores. Não há como sacá-la agora (bom, até dá, com sacanagem, claro).
No regulamento da Libertadores deste ano, apesar de não ficar bem clara a vaga do campeão para a edição seguinte, consta a necessidade da disputa da Recopa entre os campeões de Libertadores e Copa Sul-Americana ""no ano seguinte". Se anteciparem a Recopa para este ano, o regulamento será rasgado.
Dito tudo isso, vejo como uma solução razoável a Recopa render vaga na Libertadores seguinte (a partir de 2010). A Copa e a Copa dos Campeões acabaram recentemente com a vaga garantida ao campeão na edição seguinte. A Libertadores seguiria assim tendência mundial. Mas daria boa chance a seu campeão de voltar ao torneio: um mata-mata que chamaria mais atenção contra o vencedor da Sul-Americana, que também elevaria seu status, bem mais no Brasil.
Mesmo sem conexão com a Libertadores, acho absurdo o descaso com o torneio no país, com raras exceções (vai Inter, ganha logo, você luta já faz tempo e merece!!!!).

MARADONA E MAIS $
Digitei www.afa.com.ar (tentativa para ir ao site da federação argentina, que, tinha esquecido, é outro). Surpreso, vi que, dessa página digitada de forma errada, há um link, um pulo direto, para o www.maradona.com. Mais surpreso, vi no site do técnico da seleção argentina que, ""durante novembro e dezembro de 2008", Maradona está ""aceitando propostas" para o www.maradona.com. ""Talvez um dos nomes mais conhecidos do mundo pode fazer algo pelo seu projeto", diz mensagem na página. Bem no primeiro bimestre de Maradona como treinador de seu país, ele abre os braços (é a foto da página) e o seu domínio para o mundo.

rbueno@folhasp.com.br


Texto Anterior: Inglaterra: Gomes apaga, mas Tottenham avança
Próximo Texto: Juca Kfouri: Brincadeira ou novidade?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.