São Paulo, Segunda-feira, 13 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO
Pela primeira vez, brasileiro testa sua Ferrari com outras equipes da F-1, em Jerez de la Frontera
Barrichello mede forças na Espanha

da Reportagem Local

Rubens Barrichello inicia hoje, em Jerez de la Frontera, na Espanha, sua segunda etapa de testes pela Ferrari. Depois da estréia solo, em Fiorano, passará agora a medir forças com outros pilotos. E se sujeitará a comparações.
Pela primeira vez, o brasileiro pilotará o F399 em uma pista com a presença de outras equipes. Além da Ferrari, mais sete times estarão em Jerez: McLaren, Jaguar (ex-Stewart), BAR, Williams, Sauber, Prost e Minardi.
"É mais um teste para melhorar minha adaptação", declarou Barrichello à Folha, ontem, já em Jerez. "Não tem nada de muito diferente no carro. Por enquanto, não estamos testando muita coisa para o ano que vem. Neste começo, estou me preocupando mais em me ambientar à equipe."
O brasileiro disse ainda que não está se preocupando com as comparações, inevitáveis, de seus tempos com os obtidos pelos outros pilotos em Jerez.
Segundo ele, como todas as equipes estarão com os carros que utilizaram na última temporada, não deve haver surpresas.
"A Ferrari e a McLaren tiveram os melhores carros durante todo o campeonato. Foram sempre superioras, e isso deve se repetir nesses testes", afirmou.
Diferentemente do que foi cogitado na semana passada, Luca Badoer, piloto de testes da Ferrari, não estará em Jerez. Barrichello será o único ferrarista na Espanha até quinta-feira, quando as equipes encerram os treinos.
Pelos resultados das últimas semanas, o maior adversário do brasileiro em Jerez deve ser o escocês David Coulthard, da McLaren. Há duas semanas, ele foi o mais rápido no circuito. E, na última semana, em Barcelona, voltou a fazer os melhores tempos em todos os dias de testes.
Dois outros atrativos desta semana em Jerez serão a estréia de Eddie Irvine pela Jaguar e a expectativa para saber se Alessandro Zanardi treinará ou não com a Williams -o italiano já teria sido desligado da equipe inglesa.

Brasileiros
Outros cinco brasileiros treinarão no circuito espanhol: Pedro Paulo Diniz (Sauber), Ricardo Zonta (BAR), Bruno Junqueira (Williams), Luciano Burti (Jaguar) e Max Wilson (Minardi).
Junqueira e Burti estão confirmados como pilotos de testes de suas equipes para a próxima temporada. Já Wilson participa de uma seletiva, contra o argentino Norberto Fontana, por uma vaga na equipe italiana para correr o próximo campeonato.
Por questões estratégicas, a Telefônica, que adquiriu a Minardi, quer bancar a entrada de um piloto sul-americano na F-1 em 2000.
Mais experiente piloto brasileiro na F-1, Barrichello "adotou" os mais jovens. Ontem, por exemplo, levou Burti e Wilson ao autódromo, para mostrar-lhes o traçado. "Vou ajudar no que eu puder", afirmou o ferrarista. "Se tudo der certo, o Max vai estar correndo com a gente no ano que vem", disse.
O teste de Wilson está marcado para terça-feira. Ontem, além de visitar o autódromo, passou o final da tarde na academia do hotel, fazendo ginástica.
"Na semana passada, fui à fábrica e tirei o molde do banco. Vou fazer o melhor que puder para garantir essa vaga", afirmou. "Na próxima temporada, a Minardi deve usar o mesmo motor Ford que a Stewart usou neste ano. É um motor excelente, leve e potente. Quero muito estar com eles."
Fontana, seu rival pela vaga, é mais experiente. Em 97, correu quatro GPs pela Sauber, como piloto-tampão -sua melhor colocação foram dois nonos lugares, na Inglaterra e na Alemanha.


Texto Anterior: Cortada - Cida Santos: Azar do vôlei
Próximo Texto: Williams define piloto para 2000
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.