São Paulo, Segunda-feira, 13 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORTADA

Azar do vôlei

CIDA SANTOS

Os dois técnicos mais vitoriosos do vôlei brasileiro fazem a festa do futebol. Eles são os gerentes dos finalistas do Campeonato Brasileiro: Corinthians e Atlético-MG. Sorte do futebol. Azar do vôlei, que não conta mais com José Roberto Guimarães e Bebeto de Freitas.
Com eles, o Brasil conquistou o ouro olímpico em Barcelona e a prata em Los Angeles. A saída deles do vôlei revela a situação desse esporte no país. Zé Roberto, junto com as atletas, move uma ação contra a Universidade de Guarulhos, que desativou o time no final da última temporada e não saldou as dívidas contratuais.
Entre despesas (como salários e aluguéis atrasados), a dívida que está sendo cobrada na Justiça supera os R$ 800 mil. Já Bebeto de Freitas, por problemas políticos com a Confederação Brasileira, foi praticamente marginalizado do vôlei no país. O Brasil sentiu na quadra o resultado de desprezar talentos. No último Mundial, Bebeto foi campeão dirigindo a Itália.
Se o pessoal do vôlei está dando certo no futebol, o recíproco parece não ser o mesmo. O São Paulo, com estrutura invejável, está surpreendendo pela falta de condições de trabalho para o vôlei. Salários atrasados e falta de quadras adequadas para o treino são alguns dos problemas que os atletas têm enfrentado.
Os dirigentes também têm pisado na bola com taxas absurdas que desanimam qualquer patrocinador. Antes do início da Superliga, o Banespa teve que recusar convite para dois amistosos com a Unisul, em Santa Catarina. Motivo: teria que pagar uma taxa de R$ 3,6 mil por jogo para Federação Paulista.
Para não terminar nesse baixo astral, viva o Flamengo, da técnica Isabel, que começou com tudo na Superliga. Depois de vencer o Minas, o time derrubou mais um grande adversário: no sábado, deu show de bola e derrotou o Rexona.

Notas

Argentinos 1
A seleção argentina, principal adversária do Brasil no Pré-Olímpico de janeiro, vai começar a treinar já no próximo dia 20. As principais estrelas da equipe, o atacante Marco Milinkovic, que atua na Itália, e o levantador Javier Weber, da Ulbra, só vão se apresentar no dia 22. O Brasil vai iniciar a preparação no dia 26.

Argentinos 2
O técnico da Argentina, Carlos Getzelevich, já convocou os jogadores para o Pré-Olímpico. Na lista dos 15 atletas, a novidade é a volta dos atacantes Juan Porello e Guillermo Quaini, que, contundidos, não jogaram a Copa do Mundo.

Italiano
Com a volta de Nalbert, o Macerata venceu o Forli por 3 a 0. O time, com seis vitórias e duas derrotas, ocupa o terceiro lugar no campeonato. Já o Palermo, de Marcelinho, perdeu do Cuneo por 3 a 1 e está com três vitórias e cinco derrotas.


E-mail cidasan@uol.com.br



Texto Anterior: Cruzeiro vence e retoma vantagem
Próximo Texto: Automobilismo: Barrichello mede forças na Espanha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.