São Paulo, terça-feira, 14 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro estréia em 6º na lista que computa apenas os resultados do ano

Guga obtém seu melhor início de ano na Corrida

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten, graças ao título do Torneio de Auckland (Nova Zelândia) que conquistou no final de semana, foi premiado com o melhor início de ano de sua carreira na Corrida dos Campeões desde sua introdução, em 2000.
O tenista brasileiro tinha estréia prevista no Aberto da Austrália para a madrugada de hoje, contra o marroquino Hicham Arazi. Guga era o 30º cabeça-de-chave.
No ranking divulgado ontem pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o brasileiro passou a ocupar a sexta posição, com 35 pontos acumulados.
O líder da lista é o austríaco Stefan Koubek, que tem 58 pontos, 23 a mais do que Kuerten. Ele foi o vencedor do Torneio de Doha.
A seguir, vem o tailandês Paradorn Srichaphan, que ganhou o Torneio da Índia, e acumula 43 pontos. Empatados em terceiro, com 38 pontos, estão o russo Nikolay Davydenko e o americano Jan-Michael Gambill. O russo venceu o Torneio de Adelaide.
Um posto à frende de Guga está o sul-coreano Lee Hyung-taik, que ganhou o Torneio de Sydney e acumula 37 pontos, dois a mais que o tenista brasileiro.
No ano passado, Guga estreou na Corrida dos Campeões somente no dia 28 de janeiro, na 129ª colocação, com um só ponto.
Em 2001, o brasileiro de novo apareceu pela primeira vez somente no final de janeiro, na 78ª posição, com sete pontos. E, em 2000, ano de introdução da Corrida dos Campeões, Guga apareceu pela primeira vez no ranking em 17 de janeiro, na 87ª colocação, com um ponto conquistado.
O título em Auckland também proporcionou ao tenista brasileiro uma subida de oito posições no ranking de entradas. Guga saltou da 37ª colocação para a 29ª na lista e tem 1.095 pontos. Esse ranking funciona de modo diferente ao da Corrida dos Campeões e leva em consideração os resultados obtidos nas últimas 52 semanas.
Uma eventual vitória de Guga na primeira rodada do Grand Slam australiano poderia lhe valer 35 pontos no ranking de entradas e outros sete na Corrida.
Guga já figura também entre os oito tenistas mais bem posicionados em um terceiro ranking divulgado na manhã de ontem, o de premiações, com US$ 51.200.
Apesar de nunca ter passado da segunda rodada do Aberto da Austrália, Guga desembarcou animado anteontem em Melbourne, por causa do título em Auckland, e conseguiu fazer três treinos. Ele afirmou que fez a melhor preparação dos últimos cinco anos para a atual temporada.


Com agências internacionais

NA TV - Aberto da Austrália, ao vivo, a partir das 22h, na ESPN International


Texto Anterior: Futebol - José Roberto Torero: Grande Final: Veredas
Próximo Texto: Brasileiros são batidos na Austrália
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.