UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conmebol aceita analisar proposta da CBF para aumentar de 8 para 12 o número de vagas para os clubes brasileiros na competição continental e diz que seletiva é melhor alternativa

Escândalo do ranking faz a Sul-Americana inchar

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Confederação Brasileira de Futebol vai pedir quatro vagas a mais para times brasileiros na Copa Sul-Americana, e a Conmebol, entidade que rege o futebol sul-americano, já admite inchar o torneio, propondo ainda uma seletiva entre os clubes nacionais.
O possível inchaço ocorre depois de a Folha ter revelado dois rankings de clubes brasileiros feitos pela Conmebol que causaram polêmica ao apresentar erros e ao pôr Cruzeiro e, mais especialmente, Flamengo na disputa.
"Vários clubes brasileiros têm mérito para jogar a Copa Sul-Americana. Entendemos isso. Vamos estudar a proposta da CBF na segunda-feira. Mas a idéia é fazer uma seletiva entre os clubes do país. Esses fariam uma espécie de eliminatória, e os oito melhores, possivelmente, participariam da fase internacional", declarou Nestor Benítez, diretor de comunicação da Conmebol, à Folha.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, esteve reunido com dirigentes de times que se sentiram excluídos injustamente da competição que começa neste ano para os clubes do país -em 2002, os brasileiros não participaram.
Já estão garantidos no torneio Santos, Corinthians, Grêmio, Fluminense, São Paulo e São Caetano (seis primeiros do Nacional) e Cruzeiro e Flamengo (ranking).
O Atlético-MG, que inicialmente jogaria o torneio por critérios técnicos (foi o oitavo colocado no Brasileiro-2002), e o Palmeiras, time mais lesado no ranking da Conmebol, esperam participar após contatos de seus presidentes com Teixeira nesta semana.
"Saímos bastante otimistas. Não negociamos nada, mas o Ricardo Teixeira se sensibilizou com a nossa situação e vai nos defender na reunião na Conmebol. Foi uma conversa muito boa", disse Ricardo Guimarães, presidente do Atlético-MG, cuja torcida tem feito bastante pressão após a exclusão do time do torneio.
Além do Atlético-MG, o Juventude, que ficou em sétimo no Nacional, também espera ir à competição. A CBF havia garantido inicialmente vagas do terceiro ao oitavo colocados, mas, depois, colocou os dois primeiros do Brasileiro e passou à Conmebol a opção de convidar outros dois times.
Cruzeiro e Flamengo foram agraciados devido a um ranking feito às pressas, cheio de equívocos. Após a Folha detectar falhas nesse ranking, a Conmebol o modificou, mas manteve vários erros na lista, que ainda deve sofrer alterações -para o segundo ranking, foram mudadas as regras, o que impediu, por exemplo, o Palmeiras de passar o Flamengo.
O Palmeiras, time brasileiro com mais participação em Libertadores e com melhor retrospecto na Mercosul, aguarda uma vaga agora com base no ranking.
"Mostramos na CBF o ranking que vocês [Folha] publicaram. Se um time brasileiro entrar na Copa Sul-Americana agora, esse deverá ser o Palmeiras", disse Mustafá Contursi, presidente palmeirense.
O Vasco é outro clube que conta com vaga devido ao ranking da entidade. "Não vão sacanear o Vasco duas vezes. Não vou admitir que outros times entrem e que o Vasco fique fora", afirmou Eurico Miranda, presidente vascaíno.
Se Atlético-MG, Juventude, Palmeiras e Vasco entrarem na Copa Sul-Americana, os clubes mais descontentes com a exclusão do torneio vão ser atendidos.
A Folha apurou que a Copa Sul-Americana deverá, em outros países, ter seletivas. O San Lorenzo, campeão da primeira edição, deve ter, por exemplo, confronto com um time da Venezuela.
Os times argentinos, que terão seis vagas (além do San Lorenzo), ainda não contam com um ranking da Conmebol. "Estamos tratando disso agora. Até 2004, todos os países do continente terão seu ranking", disse Nestor Benítez.
A Globo já adquiriu os direitos para transmitir a disputa. A emissora inclusive fez força para o aumento inicial de times brasileiros -seriam, a princípio, só seis vagas, mas o Brasil, como campeão mundial, ganhou outras duas.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: "Operação abafa" leva encontro para Assunção
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.