São Paulo, terça-feira, 14 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto põe alto rendimento em segundo plano

DA REPORTAGEM LOCAL

Com quase cinco anos de existência, o "Projeto Olímpico Branco Zanol" não tem como objetivo forjar atletas de alto rendimento.
"O foco do projeto é integrar crianças carentes. É uma questão de cidadania, e não de resultados esportivos. Ser campeão é uma conseqüência, mas não o objetivo do nosso projeto", diz seu idealizador, Edelmar Zanol, o "Branco", judoca que lutou pelo Brasil nos Jogos de Atlanta-96 -venceu uma luta e perdeu outras duas.
Seu projeto atende gratuitamente a 120 crianças atualmente. E trabalha com a expectativa de crescer. "Temos a meta de dobrar o número neste ano."
Para isso, Zanol espera receber um apoio financeiro do governo do Estado de São Paulo. "Já conversei com o Lars [Grael, secretário estadual da Juventude]. Ele mostrou interesse pelo nosso projeto, o único de integração social por meio do esporte no Brasil que está previsto em lei municipal", diz o ex-judoca, capitão da seleção que obteve o vice-campeonato mundial por equipes em Belarus, em 1998.
Hoje, ele conta com alguma ajuda financeira de uma usina açucareira da região. "Mas o financiamento vem quase todo da prefeitura de Guaíra", diz o ex-atleta, que não recebe um centavo do Ministério do Esporte. Para integrar o projeto, ele exige que as crianças apresentem comprovantes de matrícula escolar. (LF)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tênis: Guga desiste de mais dois torneios e vai fazer tratamento nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.