São Paulo, sexta-feira, 14 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Média de público do time como mandante na Libertadores só fica atrás da de cinco clubes na Copa dos Campeões

Torcida recorde impulsiona o São Paulo

Ayrton Vignola - 12.mai.04/Folha Imagem
Torcida do São Paulo, responsável pelo clube ter uma média de mais de 52 mil pessoas por jogo em casa na Libertadores-04, festeja a classificação diante do Rosario

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se o São Paulo disputasse a Copa dos Campeões, estaria entre os recordistas de público. Como mandante na Libertadores, a versão sul-americana do nobre interclubes europeu, o time do Morumbi atrai em média, neste ano, 52.266 torcedores por jogo.
Só cinco times mostram na Copa dos Campeões média de público, como mandante, superior à do São Paulo na Libertadores. Anteontem, 59.413 pessoas pagaram para ver a vitória sobre o Rosario e a classificação nos pênaltis. Mas centenas entraram sem ingresso no final -o jogo, transmitido pela TV aberta, atraiu o maior público em São Paulo neste ano.
Na próxima semana, pelas quartas-de-final, o São Paulo ampliará a carga de entradas. Deverão ser colocados à venda 75 mil ingressos. Mas bastam 62 mil torcedores para a média de público do clube superar a do poderoso Real Madrid na Copa dos Campeões (54.121 pessoas).
O Cruzeiro, que também costuma levar ótimo público aos jogos da Libertadores, registrou na primeira fase uma média como mandante de só 10.812 torcedores. O Santos, pelas limitações da Vila Belmiro, não consegue atingir a média de 20 mil torcedores, e o São Caetano atrai pouco mais de 2.000 pessoas por partida.
O São Paulo acumulou R$ 1,5 milhão com arrecadação nos quatro jogos que fez em casa na Libertadores. Só contra o Rosario, o clube obteve mais de R$ 400 mil.
"A questão financeira é maravilhosa, mas a nossa torcida se expandiu a partir da década de 80. O São Paulo é o maior finalista brasileiro na Libertadores, o que empolga o nosso torcedor", diz o diretor de planejamento do clube, João Paulo Jesus Lopes.
Segundo pesquisa da Folha, o São Paulo já atraiu como mandante na história da Libertadores quase 1,5 milhão de pessoas -o número resulta em média superior a 38 mil pessoas por jogo.
A última pesquisa de torcida do Datafolha, de dezembro de 2003, mostra que o clube tem a segunda maior torcida de São Paulo (são 19% dos torcedores do Estado e 21% dos torcedores da capital), atrás somente da do Corinthians.

Colaborou Eduardo Arruda, da Reportagem Local

Texto Anterior: Futebol: Tribunal derruba asterisco do Brasileiro
Próximo Texto: Time agora encara venezuelanos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.